Reservatórios devem fechar março com níveis acima de 60% na maior parte do país

ONS aponta que níveis de energia armazenada devem ficar acima desse indicador em três dos quatro subsistemas brasileiros
Reservatórios devem fechar março com níveis acima de 60% na maior parte do país
Foto: Freepik

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou uma nova edição do PMO (Programa Mensal da Operação) para a semana operativa de 8 a 14 de março, apontando que os níveis de energia armazenada nos reservatórios das hidrelétricas devem permanecer acima de 60% em três dos quatro subsistemas do país até o fim do mês.

A região Norte deve registrar o maior volume de energia disponível, com 96,1% da capacidade dos reservatórios, seguida pelo Nordeste (78,1%) e pelo Sudeste/Centro-Oeste (69,3%). A única exceção é a região Sul, que deve fechar março com 36,9%, o menor percentual entre os subsistemas.

Segundo o Operador, os índices se mantêm estáveis em comparação ao mesmo período do ano passado. “O ONS vem adotando uma política operativa que busca a otimização dos recursos energéticos do país e que permita, em paralelo, a recuperação e a manutenção do nível dos principais reservatórios. Essa estratégia se reforça ao final do período úmido (que se encerra em meados de abril)”, afirma Marcio Rea, diretor-geral do ONS.

Fonte: ONS

Já a previsão para a ENA (Energia Natural Afluente) – volume de água que chega aos reservatórios – sofreu ajustes em algumas regiões:

  • Sudeste/Centro-Oeste: redução para 60% da MLT (Média de Longo Termo) (antes era 65%);
  • Nordeste: ajuste para 25% da MLT (previsão anterior era 28%);
  • Norte: aumento para 102% da MLT (antes, 95%);
  • Sul: mantido em 55% da MLT.

Demanda de energia deve crescer em todo o país

O documento divulgado pelo ONS aponta ainda que a carga de energia elétrica no SIN (Sistema Interligado Nacional) deve crescer 3,5% em março, totalizando 86.450 MWmed.

A maior expansão prevista é no subsistema da região Sul, com 7,6% de aumento, seguido pelas demais regiões:

  • Norte: +4% (7.692 MWmed);
  • Sudeste/Centro-Oeste: +3,2% (49.321 MWmed);
  • Nordeste: +0,2% (13.638 MWmed).

Os percentuais comparam as projeções para março de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.