O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou uma nova edição do PMO (Programa Mensal da Operação) para a semana operativa de 8 a 14 de março, apontando que os níveis de energia armazenada nos reservatórios das hidrelétricas devem permanecer acima de 60% em três dos quatro subsistemas do país até o fim do mês.
A região Norte deve registrar o maior volume de energia disponível, com 96,1% da capacidade dos reservatórios, seguida pelo Nordeste (78,1%) e pelo Sudeste/Centro-Oeste (69,3%). A única exceção é a região Sul, que deve fechar março com 36,9%, o menor percentual entre os subsistemas.
Segundo o Operador, os índices se mantêm estáveis em comparação ao mesmo período do ano passado. “O ONS vem adotando uma política operativa que busca a otimização dos recursos energéticos do país e que permita, em paralelo, a recuperação e a manutenção do nível dos principais reservatórios. Essa estratégia se reforça ao final do período úmido (que se encerra em meados de abril)”, afirma Marcio Rea, diretor-geral do ONS.
Já a previsão para a ENA (Energia Natural Afluente) – volume de água que chega aos reservatórios – sofreu ajustes em algumas regiões:
- Sudeste/Centro-Oeste: redução para 60% da MLT (Média de Longo Termo) (antes era 65%);
- Nordeste: ajuste para 25% da MLT (previsão anterior era 28%);
- Norte: aumento para 102% da MLT (antes, 95%);
- Sul: mantido em 55% da MLT.
Demanda de energia deve crescer em todo o país
O documento divulgado pelo ONS aponta ainda que a carga de energia elétrica no SIN (Sistema Interligado Nacional) deve crescer 3,5% em março, totalizando 86.450 MWmed.
A maior expansão prevista é no subsistema da região Sul, com 7,6% de aumento, seguido pelas demais regiões:
- Norte: +4% (7.692 MWmed);
- Sudeste/Centro-Oeste: +3,2% (49.321 MWmed);
- Nordeste: +0,2% (13.638 MWmed).
Os percentuais comparam as projeções para março de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.