Com o crescimento cada vez maior das fontes renováveis no mundo, a indústria da aviação tem enfrentado um grande desafio: reduzir suas emissões globais de carbono.
Nesse contexto, o SAF (sigla para “Combustíveis Sustentáveis de Aviação”, na tradução do inglês para o português) vem se consolidando como uma solução promissora para que isso aconteça.
O SAF é um combustível alternativo ao combustível aeronáutico de origem fóssil, produzido como o uso de energias renováveis a partir de matérias-primas como óleos vegetais e biomassa.
Um exemplo de sua aplicação ocorre por meio do projeto BioTJet, da empresa thyssenkrupp Uhde, que está instalando uma das primeiras plantas dedicadas à produção de SAF na Europa.
A iniciativa busca transformar o SAF em uma alternativa competitiva e acessível no mundo até 2030. O BioTJet utiliza a tecnologia de gaseificação PRENFLO®, que converte biomassa em combustíveis renováveis e produtos químicos.
Esse processo pode ser aplicado a uma ampla gama de materiais, como resíduos de madeira e outros tipos de biomassa, e é um dos métodos mais promissores para a produção em larga escala de combustíveis sustentáveis.
A empresa explica que com as novas regulamentações ReFuelEU Aviation – que exigem que cerca de 70% do combustível utilizado nos aeroportos da União Europeia sejam SAF até 2050 – projetos como o BioTJet tendem a ganhar cada vez mais destaque.
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