Senador Major Olímpio tem morte cerebral após contrair Covid-19

Parlamentar era atuante no setor de geração distribuída no Brasil

O senador Major Olímpio (PSL/SP) teve morte cerebral nesta quinta-feira (18) após ser diagnosticado com Covid-19. A informação foi divulgada pela família por meio das redes sociais do parlamentar.

“Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olímpio. Por lei, a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil”, diz a conta do senador no Twitter.

A Câmara dos Deputados fez um minuto de silêncio durante a sessão do Plenário desta quinta-feira (18). O parlamentar tinha 58 anos e morreu no hospital São Camilo, em São Paulo. Ele estava internado desde o início de março devido a complicações no quadro de infecção pelo coronavírus.

“O senador Major Olímpio foi muito importante para as energias renováveis. Ele lutou pela geração distribuída fotovoltaica e vinha trabalhando muito pelo fortalecimento da indústria solar no Brasil. Certamente, ele será uma perda muito grande pro setor fotovoltaico e para o Brasil como um todo”, lamentou Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD.

A morte do senador também foi lamentada por diversos parlamentares, entres eles Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. “É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do senador Major Olímpio na tarde desta quinta-feira. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, publicou em seu Twitter.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, também comentou a perda do senador. “Lamento a notícia devastadora sobre o falecimento do senador Major Olímpio, mais uma vítima da Covid-19”, disse Pacheco em suas redes sociais.

Major Olímpio foi atuante no Legislativo sobre temas relacionados às energias renováveis, defendendo a criação de políticas públicas de incentivo às fontes limpas no país. “Precisamos incentivar a solar, diminuindo custos para o cidadão, e não inviabilizar essa espécie de energia. Não há justificativa para impossibilitar a fonte fotovoltaica, isso é um retrocesso”, publicou Major Olímpio em suas redes sociais durante discussão sobre atualização da resolução 482.

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.