A Electro Graphics anunciou a nova versão do software SOLergo Série 2025, que oferece uma solução para o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos Grid-Zero. Ao inserir dados como consumo e endereço, o software calcula componentes para autossuficiência energética, evitando a injeção de energia na rede.
A inclusão de baterias, configurável no software, permite armazenar o excedente de energia para uso posterior e otimizar o consumo. A ferramenta considera fatores como consumo máximo e autonomia desejada.
De acordo com a empresa, ao eliminar a injeção de energia, o sistema Grid-Zero reduz custos com tarifas e visa aumentar a independência energética. O software calcula o retorno econômico, considerando apenas o consumo simultâneo (conforme o perfil de carga da unidade consumidora) e a capacidade de armazenamento das baterias.
Dimensionamento do sistema Grid-Zero
O Grid-Zero é uma tecnologia que controla a exportação de energia para a rede elétrica, tornando um sistema fotovoltaico on-grid autossuficiente. Essa modalidade de sistema funciona de forma a garantir que a energia gerada seja destinada apenas para o consumo local, sem ser injetada na rede elétrica.
Para poder dimensionar o sistema no SOLergo, é necessário preencher os dados de endereço e consumo, em seguida, é necessário acessar a janela de Sistema e ativar a opção Grid-Zero, conforme ilustração da imagem abaixo.
“Com base nos dados fornecidos, o software realizará os cálculos para dimensionar todos os componentes do sistema, garantindo que a geração de energia seja suficiente para atender à demanda do consumidor sem ocorrer a injeção de energia na rede da distribuidora”, disse a Electro Graphics.
Grid-Zero com baterias
Para incluir baterias em um sistema Grid-Zero, basta marcar a opção “Sistema de acúmulo” na janela de configuração do sistema. Em seguida, acesse a seção “Componentes” e selecione “Acúmulo”. Nessa seção, o projetista pode escolher o modelo e a quantidade de baterias que deseja utilizar.
O software também oferece recursos para o dimensionamento de baterias, acessível através da opção “Dimensionamento”. Para realizar o dimensionamento, é preciso informar:
- Consumo da unidade: valor preenchido na janela de Consumo;
- Mês para o dimensionamento: mês com o maior consumo médio diário;
- Estado mínimo de carga da bateria: nível mínimo de carga permitido;
- Autonomia: tempo de autonomia que se deseja garantir.
Com base nessas informações, o software calcula a capacidade em kWh necessária para atender à demanda, considerando os critérios definidos. Após o cálculo, o projetista pode selecionar um modelo de bateria no banco de dados do software que atenda ou supere a capacidade calculada.
Ao incluir baterias em um sistema Grid-Zero, a energia excedente é armazenada para uso posterior. Quando as baterias atingem sua carga máxima e não há demanda de consumo, o software desativa os inversores, impedindo que a energia seja injetada para a rede elétrica.
Análise econômica
A análise energética e o cálculo do retorno econômico de um sistema Grid-Zero considera o consumo simultâneo da instalação e a capacidade de armazenamento das baterias (se ativadas).
“Dessa forma, os custos relacionados ao TUSD fio B e demais componentes definidos pela Lei n° 14.300, são zerados. No entanto, o software considera o custo de disponibilidade quando o sistema fotovoltaico e as baterias suprem todo o consumo e não há utilização da energia da distribuidora.”, explicou a Electro Graphics.
“Com a nova versão, o usuário do SOLergo pode oferecer aos seus clientes projetos e propostas precisas para sistemas fotovoltaicos Grid-zero, fornecendo uma análise e avaliação completa da rentabilidade energética e econômica que essa modalidade pode proporcionar”, concluiu a companhia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.