A Solar Maxx, distribuidora brasileira que atua desde 2019 no setor de energia solar, enfrenta uma grave crise financeira e administrativa que vem impactando toda a sua cadeia de logística.
Como consequência, a empresa tem encontrado dificuldades para cumprir compromissos junto a integradores e clientes, tornando-se alvo de diversas críticas e reclamações por descumprimento de prazos e entregas.
No site Reclame Aqui, a companhia aparece classificada como “não recomendada”, com nota 2,9 de 10 nos últimos seis meses. No período, mais de 700 reclamações foram registradas, com somente 10,4% dos consumidores afirmando que voltariam a fazer negócios com a marca.
Relatos de prejuízos e transtornos
Ao Canal Solar, consumidores e integradores relataram prejuízos financeiros e transtornos. O ex-policial militar aposentado Cleudis de Araújo contou que contratou a empresa em março deste ano para instalar um sistema fotovoltaico em sua residência.
O acordo previa a conclusão da instalação em até 60 dias, com início do pagamento apenas no terceiro mês. No entanto, o sistema não foi entregue. Araújo já quitou três parcelas do financiamento e pretende ingressar com ação judicial contra a empresa.
“Eu encerrei meu contrato de energia solar por assinatura com outra companhia para economizar ainda mais com o sistema da Solar Maxx. Mas como nada foi instalado, vou suspender o pagamento e buscar meus direitos na Justiça”, afirmou.
Problemas semelhantes também foram relatados por ex-funcionários da empresa. “Os clientes estão pedindo o cancelamento imediato. Muitos profissionais sérios estão sendo prejudicados e tendo o nome comprometido”, relatou um deles.
Posicionamento da Solar Maxx
Nas redes sociais, o CEO da empresa, André Conchão, gravou um vídeo explicando a situação aos clientes. “Tivemos um problema administrativo, financeiro e logístico dentro da companhia. Isso fez com que entrássemos em um período de reestruturação”, disse ele.
Segundo o executivo, esse processo tem causado uma série de efeitos colaterais na operação. “Em nenhum momento eu quero que passe pela cabeça de vocês (consumidores) que foram enganados”, prosseguiu.
Conchão afirmou ainda que, mesmo diante das dificuldades, a empresa continuará prestando suporte aos clientes. “Vocês não verão o André e todas as pessoas que estão nos bastidores sumindo. Vamos atender cada cliente e estamos assumindo essa responsabilidade, porque não somos covardes”, comentou.
O CEO também pediu desculpas e solicitou compreensão por parte dos consumidores. “Dentro dessa reestruturação, enxugamos custos para podermos nos manter no mercado e passarmos por esse momento (de crise)”, declarou.
Resposta ao Canal Solar
Ao Canal Solar, Conchão afirmou que nos próximos dias a empresa divulgará uma nota ao mercado para atualizar a situação da companhia e os próximos passos. O executivo revelou ainda à reportagem que o quadro de colaboradores diminuiu em razão do atual momento.
“A Solar Maxx tinha quase 110 colaboradores e hoje estamos com pouco mais de 15 colaboradores. Dentro dessa reestruturação, o tempo de atendimento pode ser que ultrapasse (o previsto), mas em nenhum momento vamos deixar de atender”, disse ele.
O executivo ainda salientou que o país passa por um momento e um ano de crise econômica. “Também existem outros parceiros do mercado fotovoltaico que nós sabemos que estão passando pela mesma situação (que a Solar Maxx), mas estamos confiantes e trabalhando dia após dia para superá-lo”, comentou.
Comunicado da empresa na íntegra
Em nota enviada ao Canal Solar, a empresa informou:
“A Solar Maxx está em fase avançada de negociações com fundos de investimento do mercado financeiro, com tratativas já encaminhadas para a finalização de acordos que marcam uma nova etapa da empresa.
Esses movimentos não visam apenas solucionar desafios pontuais, mas também garantir a reestruturação e o fortalecimento da companhia para os próximos anos — sempre com foco no futuro, na longevidade da Solar MAXX e na contribuição para o mercado fotovoltaico e de sustentabilidade, consolidada ao longo de seis anos de trajetória.
O compromisso é total. Estamos abertos a novas parcerias com pessoas, empresas e profissionais que compartilham de nossos valores e visão de mercado. Esses novos aliados trarão suporte em diversas áreas estratégicas, agregando experiência e performance de alto nível.
A história da Solar MAXX fala por si. Nascida do zero, em 2020 registrou seu primeiro faturamento anual de R$ 250 mil. No ano seguinte, saltou para R$ 7 milhões. Em 2022, atingiu R$ 86 milhões; em 2023, R$ 52 milhões; e em 2024 superou a marca de R$ 100 milhões.
Agora, em 2025, enfrentamos mais uma fase de aprendizado e transformação. E seguimos convictos de que nossa trajetória é feita não apenas de números, mas de conquistas que reafirmam a capacidade da Solar MAXX de se reinventar, crescer e continuar contribuindo para um setor que move o futuro.
Bora que vamo, porque o Sol é a nossa energia!
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