A confiabilidade de um sistema fotovoltaico depende não apenas da qualidade dos módulos, mas também da escolha de todos os componentes que asseguram sua integridade — incluindo os fixadores.
Em projetos de produção relevante, como a usina de autoprodução da Sabesp em Cachoeira Paulista (SP), com 2,5 MWp de potência instalada, essa escolha é decisiva para garantir desempenho e segurança a longo prazo.
Um dos problemas mais críticos em sistemas fotovoltaicos são os hot spots, áreas superaquecidas nos módulos.
Esses pontos de calor geralmente surgem devido a microfissuras, pequenas fraturas no vidro ou nas células, quepodem ocorrer durante a instalação quando se utilizam métodos tradicionais de fixação com clamps e parafusos ou quando há movimentações sobre os módulos, como por exemplo andar sobre eles.
Além de reduzir a eficiência do equipamento, essas falhas podem evoluir para danos irreparáveis, incluindo riscos de incêndio.

A solução ARaymond
Para eliminar esse risco, a ARaymond possui clips de fixação inovadores, que permitem prender os módulos pela parte inferior, evitando o torque excessivo ou movimentações sobre os módulos que causam microfissuras.
Essa tecnologia não apenas previne hot spots, mas também agrega benefícios que impactam diretamente a performance e a economia do projeto:
- Instalação fácil e segura, sem necessidade de ferramentas especiais, requer treinamento mínimo;
- Redução de CAPEX, montagem consideravelmente mais rápida;
- Redução de OPEX, fixação sem parafusos e resistente a vibração eliminando manutenção periódica de torque;
- Fixação estável, garantindo durabilidade e desempenho contínuo;
- Recursos antifurto, dificulta o furto reduzindo custos com reposição, prejuízos financeiros e até valores de seguros. Temos usinas em que o investidor teve redução com custeios de seguro por utilizar nossos produtos.

Case de sucesso: TAB Energia e a usina da Sabesp
Com quase 10 anos de experiência em projetos de alta performance, a TAB Energia é referência em soluções completas no setor de energia, atuando em EPC, usinas de investimento e autoconsumo em todo o Brasil.
A empresa já soma mais de 50 MWp implantados e 85 mil módulos instalados, entregando eficiência e rentabilidade alinhadas ao futuro.
Na implantação da usina da Sabesp, a TAB superou grandes desafios de terreno com soluções avançadas de engenharia, drenagem e contenção. Com tecnologia própria de monitoramento e rigor em HSE, garantiu uma operação segura, estável e de alto desempenho.
“A utilização dos clips ARaymond reforça o compromisso da TAB energia com qualidade, confiabilidade e durabilidade — fatores decisivos para o sucesso de um projeto com elevada complexidade técnica” – comentou Michel Kazmierski colaborador da TAB.
Mais do que fixação: garantia de performance
As soluções ARaymond não são apenas componentes de montagem; elas representam uma estratégia para maximizar a vida útil e a eficiência dos sistemas fotovoltaicos, reduzindo riscos e custos ao longo do ciclo de vida do projeto.
Para uma fixação efetiva, contamos neste projeto com estruturas desenvolvidas pela empresa Alfix, que emprega alta tecnologia adaptada às soluções ARaymond.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.