Desde que foram anunciadas em meados de 2016 pelo bilionário Elon Musk da Tesla, as telhas solares fotovoltaicas se tornaram objeto de desejo de profissionais e consumidores do mercado de energia solar ao redor do mundo. Entretanto, os protótipos apresentados na época nunca se tornaram realidade no Brasil, frustrando o mercado local.
Ao enxergar esta lacuna no mercado brasileiro, a distribuidora de equipamentos de energia solar L8 Energy decidiu inovar e trazer a solução para o Brasil. Após serem procurados pela chinesa Hanergy, que apresentou uma solução com a tecnologia de filme fino, similar à usada nas telhas da Tesla, a empresa decidiu apostar de vez.
“Nós fomos prospectados pela fabricante das telhas solares com tecnologia de filme fino e, após nos apresentarem seu produto, concluímos que não existia um produto igual no mercado brasileiro. Então, tomamos a decisão de ser os precursores desta tecnologia no país”, relatou Guilherme Nagamine, diretor executivo da L8 Energy ao Canal Solar.
“As telhas Hantile são fabricadas em acrílico transparente com grande resistência mecânica e têm praticamente toda a sua área coberta por material fotovoltaico, o que a torna muito diferente e superior a outras telhas fotovoltaicas que recentemente foram anunciadas no mercado brasileiro.” completou Nagamine. No Brasil, a Hantile é distribuída exclusivamente pela L8 Energy, empresa do Grupo L8.
Para a produção da telha Hantile é utilizada a tecnologia de filme fino, que difere dos produtos que estão sendo introduzidos no mercado brasileiro. Segundo o distribuidor, a telha possui potência de 30W por unidade e pode ser instalada na estrutura já existente do telhado. A vantagem da Telha Solar L8 reside no fato de que toda a área de um telhado pode ser coberta com material fotovoltaico, ou seja, cada centímetro quadrado de um telhado pode ser um gerador fotovoltaico.
A tecnologia de filme fino ainda tem outras vantagens: é imune a sombras, é pouco sensível ao aumento da temperatura na superfície do telhado (em comparação com a tecnologia cristalina tradicional) e ainda permite uma melhor captação da luz difusa (característica natural dos filmes finos), o que melhora a absorção da luz em locais nublados ou com pouca luminosidade.
A Telha Solar L8 é bem diferente de outras telhas fotovoltaicas que recentemente têm sido anunciadas no mercado Brasileiro. Além de usar a tecnologia de filme fino, o produto é seguro e compatível com produtos internacionais. Os conectores e cabos empregados nos terminais elétricos das telhas são especiais para a aplicação em sistemas fotovoltaicos, sendo muito seguros e duráveis.
Segundo Nagamine, a distribuição no Brasil iniciou-se em outubro de 2019 e já tem trazido bons resultados. “Nós vendemos design e sustentabilidade, que são conceitos que estão em alta hoje no mercado. A telha solar de filme fino é um produto de fácil aplicação, diferente do módulo fotovoltaico tradicional.
Uma resposta
Bom dia!
As telhas fotovoltaica já estão disponíveis em todos os mercados do Brasil?
Qual seria um orçamento para uma coberta de 100 m2