Terminal da Petrobras inaugura usina de energia solar

Unidade operada pela Transpetro possui 300 kW de potência, distribuídos em 480 módulos fotovoltaicos
Canal Solar -Terminal da Petrobras em Belém (PA) inaugura usina de energia solar
Terminal da Transpetro, em Belém (PA), passa a ser abastecido com energia solar. Foto: Divulgação/Transpetro

A Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de combustíveis, inaugurou sua segunda usina solar no Brasil. A instalação foi feita no terminal da empresa em Belém (PA), com investimento de R$ 3,2 milhões. A primeira unidade entrou em operação em abril, em Guarulhos (SP).

Ao todo, a nova planta possui 300 kW de potência, distribuídos em 480 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 3.000 , incluindo telhados da unidade. A energia gerada será utilizada para abastecer as operações locais e tem capacidade equivalente ao consumo médio de cerca de 80 residências. 

Com isso, a Transpetro estima uma economia anual de aproximadamente R$ 400 mil e uma redução de 30 toneladas de CO₂ por ano. O terminal de Belém é um dos maiores da empresa, responsável por movimentar 2,3 milhões de metros cúbicos de combustíveis em 2024, incluindo diesel, gasolina e outros derivados. Os produtos chegam ao local por meio da refinaria de Mataripe (BA) e de outros terminais regionais.

A iniciativa faz parte do programa “Terminal + Sustentável”, que inclui também um sistema de captação e reúso de água da chuva. A estrutura já em operação é capaz de recuperar até 3,6 mil metros cúbicos por ano, e uma nova ampliação deve elevar esse número para 4,9 mil metros cúbicos, reduzindo em até 40% o consumo hídrico da unidade.

Além de Belém (PA), a empresa também avalia implantar uma nova usina solar no terminal de Coari, no Amazonas, localizado em uma área sensível da Floresta Amazônica. A Transpetro também está em negociação para firmar contratos de geração remota, com objetivo de abastecer todos os seus 48 terminais com fontes renováveis conectadas à infraestrutura elétrica nacional.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

  1. Prezados senhores,
    Ainda bem que a maior empresa do Brasil está despertando para geração fotovoltaica. Fica aqui uma indagação: Por que ela não instala também nas plataformas em alta mar esse tipo de geração, já que estão adotando a eólica? Sabemos que a geração de energia nas plataforma tinha grande problema dos flickers que influenciavam a qualidade da energia gerada. A geração solar já possui um desempenho muito bom no que tange a esse tema. Engenheiro e professor sobrre o assunto supra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.