Tesvolt amplia atuação no mercado fotovoltaico brasileiro

A Tesvolt já conta com suas primeiras instalações no Brasil, incluindo um sistema instalado em um laboratório em Brasília

O potencial de radiação solar do Brasil tem atraído cada vez mais a atenção de grandes empresas globais para o mercado brasileiro. Prova disso é a vinda da Tesvolt, fabricante alemã de soluções em armazenamento de energia, para o território brasileiro.

A empresa é especializada em soluções em armazenamento de baterias para aplicações comerciais e de  grande porte. A solução de baterias é desenvolvida especificamente para serem utilizados com inversores SMA.

A multinacional utiliza em seus módulos as células de baterias prismáticas de alta durabilidade e alta resistência produzidas pela Samsung. Cada módulo de bateria Tesvolt contém 14 células de bateria de íons de Lítio NMC (Níquel-Magnésio-Cobalto).

Todo módulo possui uma APU (Unidade de Bateria Ativa) que contribui para o gerenciamento e permite a comunicação com outros sistemas, sendo também responsável pelo monitoramento e pela segurança do sistema da bateria. Além disso, contam com um ABO (Otimizador de Bateria Ativo), responsável por monitorar e controlar a carga e descarga de cada célula do módulo de forma individual.

Ainda de acordo com a empresa, suas unidades de armazenamento de energia, que operam em baixas e altas tensões, podem ser conectadas a todos os geradores de energia – sol, vento, água, biogás, calor e energia combinados – tanto on-grid como off-grid.

As baterias são projetadas para atingir 8 mil ciclos de vida útil, tendo uma garantia de fábrica de 5 anos do sistema e uma garantia de performance de 10 anos.

Projetos no Brasil

A Tesvolt já conta com suas primeiras instalações no Brasil, incluindo um sistema instalado em um laboratório em Brasília pela Brasal Engenharia, que constitui um banco de baterias de 4 gabinetes totalizando 268,8kWh, com 2 inversores SMA STPS60, e um sistema de irrigação de três pivôs implantado em uma propriedade rural no sudoeste de Goiás, a cerca de 300 km de Goiânia.

No país, a fabricante é representada pela parceira Ideatek, que oferece todo suporte técnico sobre seus sistemas, aplicações e características.

“O mercado fotovoltaico brasileiro ganha muito com a vinda da Tesvolt. A empresa vem suprir uma lacuna aberta no mercado de alta potência, de sistemas mais robustos. A chegada da multinacional alemã vai impulsionar o segmento de armazenamento de energia, expandindo as soluções oferecidas pela energia fotovoltaica”, destaca Rogério Mattos, proprietário da Ideatek, representante oficial da Tesvolt no país.

A empresa expande sua atuação no território brasileiro oferecendo todo o suporte necessário. “A Tesvolt chega no Brasil oferecendo suporte comercial e técnico, além do centro de formação onde serão oferecidos os mesmos treinamentos que são realizados na Alemanha, se adequando às normas brasileiras”, acrescenta Mattos.

Expansão internacional

Atualmente, a Tesvolt está construindo na Alemanha a maior estação de carregamento de carros elétricos da Europa. A planta está sendo implantada em uma área de 12.000 m², utilizando contêineres Tesvolt e terá capacidade de 1 GW por ano.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal