Tongwei visa aumentar produção anual de polissilício para 1 milhão de toneladas

Empresa planeja atingir meta até 2026; produção de células e módulos também aumentará
5 minuto(s) de leitura
Tongwei visa aumentar produção anual de polissilício para 1 milhão de toneladas
Fábrica de polissilício da Tongwei. Imagem: Tongwei/Divulgação

A Tongwei anunciou que até 2024-2026 planeja atingir capacidades de produção anuais de polissilício de alta pureza, células solares e módulos de 800 mil a 1 milhão de toneladas, 130 a 150 GW e 80 a 100 GW, respectivamente.

Atualmente, a capacidade produtiva anual de polissilício da empresa é de 450 mil toneladas e, com a produção total do projeto Yunnan Tongwei de 200 mil toneladas, aumentará para 650 mil toneladas. 

Com relação às células, a fabricante possui atualmente capacidade de 95 GW, e referente aos módulos conta com 75 GW. A companhia ainda construiu 54 “”usinas fotovoltaicas em várias províncias e cidades da China, com uma capacidade cumulativa instalada de 4,07 GW. 

Ao todo, contam com mais de 200 filiais e subsidiárias em todo o país e no exterior e empregam cerca de 60 mil pessoas no mundo. Além disso, conforme a Verificação da Cadeia de Suprimentos conduzida pela TÜV Rheinland, os setores de Módulo, Wafer, Lingote e Polissilício obtiveram classificações AA, respectivamente, e o setor de Célula obteve uma classificação A.

Histórico da Tongwei: do polissilício até o módulo

A Tongwei ingressou no setor solar em 2006 e, após mais de uma década de rápido desenvolvimento, tornou-se uma fabricante com uma cadeia completa, incluindo a produção de polissilício de alta pureza a montante, a produção de células e módulos e a construção e operação de usinas fotovoltaicas a jusante. 

No início da cadeia do novo setor de energia, com novos projetos sendo assinados e construídos, a subsidiária da Tongwei, Yongxiang Co., Ltd., estabeleceu cinco bases principais em Leshan, Sichuan, Guangyuan, Sichuan, Baotou, Mongólia Interior, Ordos, Baoshan,Yunnan. 

Conforme a empresa, a principal tecnologia de processo para polissilício de alta pureza foi atualizada para o “Eighth Generation Yongxiang Method”, alcançando pureza de produto de 99,999999999%, abrangendo grau eletrônico e grau solar. 

Desde 2021, a Yongxiang Co., Ltd. detém a maior participação no mercado global e o maior volume de remessas, de acordo com a PV InfoLink.

Já no setor de substrato verde, por exemplo, a fabricante destacou que está construindo projetos de silício industrial de forma ordenada, com produção prevista para começar no final de 2024. 

Demais dados

Até o final de 2023, as remessas globais acumuladas de células da Tongwei ultrapassaram 200 GW, mantendo o maior volume global de remessas de células por sete anos consecutivos, segundo a PV InfoLink.

A Tongwei também é a primeira companhia do setor a ultrapassar 100 GW em remessas de células. Atualmente, tem quatro bases em Shuangliu, Meishan, Jintang (o primeiro parque inteligente 5G do mundo no setor fotovoltaico) e Pengshan, bem como o projeto Tonghe.

Contando com fortes reservas upstream, a empresa se aventurou no negócio de módulos em 2013 e estabeleceu uma equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de painéis de alta eficiência em 2016.

Fábrica da empresa está localizada na China. Imagem: Tongwei/Divulgação

Depois de mais de uma década de investimentos substanciais e cultivo profundo em P&D, a fabricante formou uma matriz de produtos de módulo distinta que cobre de forma abrangente as demandas diferenciadas do mercado e é amplamente aplicada em vários cenários, como telhados residenciais, comerciais e industriais e projetos de geração centralizada. 

Atendendo à crescente demanda global por energia limpa, a Tongwei afirmou que acelerou o layout de seus negócios de módulos no segundo semestre de 2022. 

Aproveitando suas vantagens tecnológicas e de mercado acumuladas e a sinergia de polissilício de alta pureza e células solares, a companhia estabeleceu um sistema competitivo de negócios de painéis em larga escala. Seus clientes incluem os principais grupos estatais de geração de energia da China e mais de 40 países.

Em 2023, foram classificados entre as cinco maiores do mundo em volume de remessa de painéis, segundo a PV InfoLink. Atualmente, contam com bases de produção em Hefei, Yancheng, Jintang e Nantong. A base de Shuangliu está planejada e deverá estar operacional em 2025.

Para se ter uma ideia, no ano passado, o volume de vendas de módulos da Tongwei disparou 292,08% em relação ao ano anterior, e as remessas ficaram entre as cinco maiores do mundo.

Compromisso com a sustentabilidade

Atualmente, a Tongwei possui quatro empresas nacionais de gerenciamento da cadeia de suprimentos verde e obteve 21 certificações de pegada de carbono. Além disso, criou um grupo de trabalho dedicado à rastreabilidade de tal cadeia, demonstrando seu compromisso com a proteção ambiental e o fornecimento de produtos com ações concretas.

“A Tongwei incorpora o princípio do desenvolvimento sustentável em suas operações corporativas e no gerenciamento da cadeia de suprimentos, enfatizando o avanço das práticas de aquisição ambientalmente corretas e o aprimoramento contínuo dos padrões de fabricação ecológicos dos fornecedores. Essa abordagem promove a transformação verde e de baixo carbono”, concluíram. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal