27 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Trina Solar lança nova linha de módulos de até 450Wp no Brasil

O diretor também comentou sobre a mudança que o mercado nacional vem presenciando em relação às tecnologias

Autor: 21 de novembro de 2019março 16th, 2021Brasil
Trina Solar lança nova linha de módulos de até 450Wp no Brasil

A fabricante Trina Solar, membro do grupo das 6 maiores empresas de módulos (SMSL – Silicon Module Super League), anunciou essa semana o lançamento mundial da sua nova linha de módulos fotovoltaicos. Com potência de até 450Wp, os produtos já podem ser comprados no mercado nacional e tem entrega prevista para 2020.

A família de módulos TALLMAX, construídos com 144 células half-cell monocristalinas de alta eficiência terão potência entre 430 e 450Wp. Já a família DUOMAX TWIN, de potência 430 a 445Wp, é construída com células half-cell monocristalinas bifaciais, permitindo ganhos de potência significativos a depender do local instalado. Para entender os ganhos e o funcionamento dos módulos com tecnologia half-cell, acesse nosso artigo Módulos fotovoltaicos half-cell. Para entender a revolução no design de sistemas causados pelos módulos bifaciais, leia Entenda os módulos solares bifaciais.

Figura 1. Os módulos bifaciais podem ter ganhos de até 30% em comparação com os módulos tradicionais. Na figura, exemplo de módulo monocristalino bifacial da Trina.

O diretor geral para a América Latina, Álvaro García-Maltrás destacou a tecnologia embutida nos módulos da marca: “A Trina Solar detectou uma tendência de mercado, que é a preferência por módulos de maior potência. No ano que vem, é muito provável que a Trina Solar já tenha módulos da geração seguinte, com potência de 500W”

O diretor também comentou sobre a mudança que o mercado nacional vem presenciando em relação às tecnologias: “Estamos avançando muito rapidamente do ponto de vista  tecnológico. Em 2018, o módulo mais comercializado era o policristalino de 330W na América Latina, e os módulos monocristalinos de 370W, mais eficientes porém mais caros, eram vendidos em menor quantidade. Neste ano, houve uma mudança com o surgimento de módulos mais potentes nas duas categorias. Portanto, se antes o mercado era composto por 95% de módulos policristalinos, em 2019 essa porcentagem de monocristalinos e policristalinos se igualou no mesmo patamar”. O discurso está alinhado com as grandes tendências mundiais de fabricação de módulos, confira em nosso artigo porque que a produção de monocristalino será a dominante: Módulo monocristalinos vão dominar o mercado de energia solar. 

A Trina Solar foi classificada pela 4ª vez seguida pela Bloomberg NEF como uma empresa com 100% de bancabilidade, ganhando o título de fabricante Tier 1. Os módulos da empresa também estão classificados como “Top Performer” ou Melhores Performances pela empresa certificadora DNV GL. Para entender qual a relação do título Tier 1 com a qualidade do produto e do que se trata o teste de qualidade da DNV GL acesse nosso artigo: O que é a lista Tier 1 e qual sua relação com a qualidade do módulo?

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.