A Uespi (Universidade Estadual do Piauí) avançou no fortalecimento da pesquisa aplicada e da qualificação técnica no setor de energia solar ao ampliar a estrutura do laboratório NURFPEPI (Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí), que passa a incorporar novos ensaios acreditados voltados a sistemas fotovoltaicos.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma articulação institucional com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e pela incorporação de um simulador solar doado pela Soollar Distribuidora. Com cerca de uma tonelada, o equipamento passa a integrar a infraestrutura de acreditação do laboratório.
Com a nova estrutura, o laboratório poderá realizar ensaios de qualidade em painéis solares conforme os padrões exigidos pelo INMETRO, ampliando a capacidade do estado para testes, validações técnicas e apoio ao desenvolvimento do mercado solar.
O conjunto de equipamentos do laboratório representa um investimento estimado em R$ 1,5 milhão. Segundo a universidade, a ampliação da infraestrutura deve contribuir para o avanço tecnológico, a formação de profissionais especializados e a oferta de serviços técnicos no Piauí.
Durante a entrega do equipamento, o reitor da Uespi, professor doutor Evandro Alberto, destacou a importância da parceria que viabilizou a chegada da máquina à universidade. “Eu estou recebendo a nota fiscal desse equipamento e já vamos fazer o contato com o Inmetro para fazer as qualificações necessárias. Nós já temos um termo de cooperação e um convênio com o Inmetro e, a partir dessas práticas, vamos poder fazer essa acreditação”, explicou.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.