O Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), abriu um edital para cadastrar produtores rurais que podem ser beneficiados com a instalação de micro usinas fotovoltaicas.
A medida visa apoiar a recuperação das propriedades atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão e beneficiar mais de 1.500 propriedades em 36 municípios da região, com o objetivo de reduzir os custos com energia e promover o desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis.
Para ser elegível, a propriedade deve estar localizada até 100 metros da mancha de inundação, ter o CAR (Cadastro Ambiental Rural) regularizado e não pagar tarifa mínima de energia elétrica.
A entidade informou que será responsável por fornecer os equipamentos necessários para a instalação das usinas, incluindo módulos fotovoltaicos, inversores, estrutura de fixação, cabos, conectores e caixas de junção.
As inscrições para os primeiros beneficiários podem ser feitas até quinta-feira (18), e novas seleções ocorrerão ao longo de 2026. A lista de contemplados será divulgada mensalmente no site da Emater-MG.
Segundo Otávio Maia, diretor-presidente da Emater-MG, o projeto faz parte das ações previstas no Acordo de Reparação do Rio Doce, firmado em 2024, e tem como principal objetivo oferecer uma alternativa de energia sustentável e de baixo custo para os agricultores.
“A proposta é, com a geração de energia elétrica de baixo custo e sustentável, possibilitar o incremento das atividades produtivas, especialmente de agregação de valor aos produtores rurais beneficiários”, afirmou.
A ação também está inserida no Programa de Resposta a Enchentes e Recuperação Ambiental e Produtiva das Margens do Rio Doce, que se prolongará até 2030.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.