GC Solar 22,70 GW GD Solar 49,91 GW
Política & Regulação

Lei 15.269/2025 inaugura um novo ciclo regulatório no Brasil

Medida responde a prejuízos bilionários causados por cortes de geração renovável

Lei 15.269/2025 inaugura um novo ciclo regulatório no Brasil

Foto: Flickr

Reportagem publicada na Revista Canal Solar – Vol. 6, Nº 7, Dezembro/2025

O dia 25 de novembro de 2025 marca um ponto de inflexão no país ao consolidar um pacote de mudanças regulatórias para o setor elétrico brasileiro a partir de 2026.O vice-presidente Geraldo Alckmin sancionou a Lei nº 15.269/2025, mantendo 20 vetos ao Projeto de Lei de Conversão nº 10/2025, originado da Medida Provisória nº 1.304/2025.

O texto é considerado importante por oferecer, ainda que de forma parcial, uma resposta para um dos principais impasses do setor: o curtailment, ou os cortes de geração renovável determinados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A prática, intensificada nos últimos anos, acumula prejuízos bilionários para empresas proprietárias de parques eólicos e usinas solares.

A lei também reorganiza e amplia o conjunto de encargos setoriais; avança na abertura do mercado livre para novos perfis de consumidores; estabelece um teto de gastos para a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético); substitui a contratação compulsória de térmicas a gás por hidrelétricas; redefine critérios para projetos de autoprodução; autoriza a renovação de contratos de usinas a carvão; altera regras de comercialização de gás natural; entre outros ajustes estruturais.

Esta reportagem busca registrar a trajetória e o alcance do novo marco regulatório, oferecendo um panorama dos principais pontos da lei.

Leia a matéria completa na íntegra da edição da revista. Clique aqui para baixar. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Wagner Freire
Sobre o autor
Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.