Venezuela reduz jornada de trabalho no setor público para poupar energia

País passa por um período de escassez hídrica, com reservatórios apresentando baixos níveis de armazenamento
Venezuela reduz jornada de trabalho no setor público para poupar energia
Governo da Venezuela pediu o apoio da população com medidas de economia de energia. Foto: Freepik

O governo da Venezuela anunciou neste fim de semana a redução da jornada de trabalho para servidores públicos como uma resposta a uma emergência climática que vem afetando os níveis dos reservatórios do país.

A medida passou a valer nesta segunda-feira (24) e estabelece um novo horário de funcionamento para os profissionais, das 8h às 12h30, válido pelas próximas seis semanas. 

A decisão exclui setores considerados essenciais e se assemelha a ações adotadas anteriormente, nos anos de 2016 e 2018, quando o país também enfrentou queda no volume de água na hidrelétrica de Guri – usina responsável por abastecer cerca de 80% dos venezuelanos. 

Segundo o comunicado oficial, o país vive os efeitos de um evento climático extremo, com altas temperaturas e escassez hídrica, especialmente na região andina. 

O governo também implementou o sistema de escalonamento “1×1” e pediu o apoio da população com medidas de economia de energia, como ajustar o ar-condicionado para 23°C, aproveitar mais a luz natural e desligar aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo utilizados.

Embora racionamentos de energia já sejam comuns em áreas do interior há mais de uma década, a situação se agravou nos últimos anos. 

Entre 2019 e 2024, apagões prolongados deixaram diversas regiões do país no escuro. Enquanto especialistas apontam a falta de manutenção no sistema elétrico como causa principal, o governo atribui os episódios a supostos atos de sabotagem.

Leia também:

Apesar de contar com elevada incidência solar ao longo do ano, a Venezuela ainda explora pouco o potencial da energia solar em sua matriz energética. 

Atualmente, o país depende fortemente da geração hidrelétrica, especialmente da Usina de Guri. Além disso, a falta de investimentos, somada à instabilidade econômica e política, tem dificultado a expansão de fontes alternativas. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.