A população cubana enfrentou mais um apagão generalizado neste final de semana, o quarto em menos de seis meses.
A falha ocorreu em uma subestação em Diezmero, na periferia de Havana, na noite de sexta-feira (14), o que levou ao desligamento total do sistema elétrico nacional.
O fornecimento de energia elétrica começou a ser restabelecido no país apenas no sábado (15), de forma lenta e gradual.
A crise energética em Cuba tem se agravado nos últimos anos devido a um sistema elétrico obsoleto, composto por oito termelétricas antigas e desgastadas, além da constante escassez de combustível importado.
Atualmente, mais de 95% da energia de Cuba vêm de combustíveis fósseis, enquanto apenas 5% é gerada por fontes renováveis.
Com isso, apagões tornaram-se cada vez mais frequentes, afetando a rotina da população e aprofundando os desafios econômicos da ilha caribenha.
Diante desse cenário, o governo cubano aposta na expansão da energia solar para reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis e amenizar os problemas no fornecimento de eletricidade.
Em fevereiro, o presidente Miguel Díaz-Canel inaugurou o primeiro de 92 parques fotovoltaicos que fazem parte de um plano apoiado pela China para minimizar os blecautes no país.
Segundo o governo, 55 novas usinas fotovoltaicas entrarão em operação já em 2025, enquanto os outros 37 projetos previstos no plano serão implementados entre 2026 e 2028.
A meta é que, até 2030, a energia solar represente 37% da matriz elétrica cubana, com uma capacidade total de geração superior a 2.000 MW.
A iniciativa visa garantir maior estabilidade ao sistema elétrico nacional, mas o sucesso do plano dependerá da superação de desafios financeiros e logísticos para a implementação das usinas.
Enquanto isso, os cubanos seguem enfrentando apagões recorrentes, reforçando a urgência de soluções para o abastecimento de energia no país.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.