O 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF) receberá segundo projeto fotovoltaico, localizado em Auaris (RR). A instalação será realizada pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC). O objetivo é promover o desenvolvimento da unidade.
O segundo projeto fotovoltaico, o AUARIS II, conta com o patrocínio dos Recursos do Projeto Estratégico do Exército Amazônia Protegida e de emendas parlamentares, além da disponibilização do transporte aéreo para os materiais e insumos.
A planta de energia fotovoltaica, com sistema off grid, deve atender à demanda de energia elétrica necessária pela unidade, a qual passará a ser independente de transporte aéreo de óleo diesel utilizado no abastecimento de geradores.
Além da redução de custos e estabilidade da geração de energia elétrica, a instalação prevê o desenvolvimento da operacionalidade e um melhor desempenho da logística do 5º Pelotão Especial de Fronteira de Roraima (5º PEF/C Fron RR/7º BIS).
AUARIS I
Em fevereiro de 2021, a unidade recebeu um sistema modularizado de armazenamento de energia, instalado pelo 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC). A usina de 198 kW de potência instalada e conta com dois inversores ATESS HPS50.
Segundo a fabricante do equipamento, o inversor apresenta uma eficiência de até 96% e suporta até 600 kW de capacidade do sistema. O inversor é composto por um dispositivo MPPT (Maximum Power Point Tracking) com tensão de 480V a 800V DC.
“É uma solução fácil para as limitações de potência de exportação”, afirmou a empresa fabricante, acrescentando que “os clientes podem definir a potência de exportação de acordo com a regulamentação local através do LCD do inversor”.
A inauguração da instalação fotovoltaica ocorreu no dia 2 de fevereiro, por Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, general de exército e comandante militar da Amazônia. O evento contou com a presença de Marcelo Pereira Lima de Carvalho, comandante do 2º Grupamento de Engenharia e Adriano Fructuoso da Costa, general de brigada e comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.
Também estiveram presentes Carlos Evando dos Santos, tenente-coronel e comandante do 6º BEC e Luis Antonio de Almeida Júnior, tenente-coronel e comandante do Comando de Fronteira de Roraima do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR/7° BIS).
Sobre a ATESS
Fundada em 2017, a ATESS Power é uma fornecedora global de soluções de armazenamento de energia solar e carregamento de veículos elétricos, dedicada a desenvolver e fornecer energia limpa acessível a todos os cantos do mundo, oferecendo aos nossos clientes em todo o mundo a possibilidade de energia independente.
Com sede em Shenzhen, China, a companhia possui uma fábrica sofisticada e automatizada. Uma rede internacional de serviços com escritórios e armazéns, foi construída nos cinco continentes para garantir um transporte rápido e serviço pós-venda.
Uma resposta
Cara Stella, bom dia!
Quem lhe escreve é Andryo Amorim. Parabéns pela matéria!
Trabalho com energia solar no estado do Pará. Gostaria de mais detalhes sobre a planta que será instalada no batalha de fronteira. Qual a autonomia do banco de baterias e quais as cargas prioritárias? É possível ter acesso ao projeto da usina?
Cordiais saudações.