Nível de armazenamento de energia no país é o melhor desde 2009

Brasil termina período seco com 68% de água nos reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional
Canal-Solar-Nivel-de-armazenamento-de-energia-no-pais-e-o-melhor-desde-2009.jpg
Vertedouro da hidrelétrica de Itaipu. Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

O Brasil terminou o período seco com o melhor nível de armazenamento de energia dos últimos 14 anos. Segundo o Operador Nacional do Sistema, os reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) em outubro apresentam 68% de armazenamento, o que indica que as condições de suprimento de energia permanecem confortáveis até abril de 2024, quando encerra o período úmido.

O subsistema Sul apresentou a melhor taxa de armazenamento de energia, com 88%, seguido do Sudeste/Centro-Oeste (69%), Nordeste (60%) e Norte (58%). Os dados foram apresentados durante a 285ª reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada na última quinta-feira (9).

O ONS também registrou um novo recorde de geração solar no dia 23 de outubro, com 24.521 megawatts-médios (MWmed).

Expansão da geração e transmissão

Em outubro, foram adicionados aproximadamente 639 MW de capacidade instalada de geração de energia elétrica e 388 km de linhas de transmissão.

Dessa forma, até outubro, a expansão totalizou 7.799 MW de capacidade instalada, 5.481 km de linhas de transmissão e 14.736 megavoltampère (MVA) de capacidade de transformação.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal