O Brasil atingiu, nesta sexta-feira (12), a marca de 2 milhões de sistemas de geração própria de energia solar instalados em imóveis residenciais, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)
Ao todo, já são mais de 13,8 GW de potência instalada em telhados residenciais e que juntos beneficiam mais de 2,5 milhões de UCs (unidades consumidoras) abastecidas pela fonte solar em todo o país.
Atualmente, a classe de consumo residencial já responde por quase 80% dos sistemas fotovoltaicos de micro e minigeração distribuída instalados em todo território nacional.
Em seguida vem as categorias comercial, rural e industrial, com 268,1 mil, 220,2 mil e 40 mil sistemas fotovoltaicos, respectivamente, conforme ilustra a imagem abaixo:
De acordo com a ANEEL, o estado com o maior número de usinas de GD (geração distribuída) solar é São Paulo, com mais de 342 mil conexões estabelecidas em 100% de seus municípios.
Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com mais de 200 mil sistemas fotovoltaicos de GD solar, além do Paraná, Bahia e Rio de Janeiro (todos com mais 100 mil conexões residências) também são destaques na modalidade.
Expansão
Em fevereiro deste ano, o IBGE (Instituto Brasileiro de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados envolvendo a quantidade de domicílios que existem no país.
Os números mostram que o Brasil conta com pouco mais de 72 milhões de domicílios, dos quais quase 60 milhões são do “tipo casa” – o que apenas evidencia que a GD solar ainda possui uma grande margem de crescimento no segmento residencial.
De acordo com Gustavo Tegon, diretor Institucional da BelEnergy e secretário de energia solar do INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa), muitos imóveis ainda podem e devem ser explorados pelos profissionais que atuam no setor, principalmente pelos integradores.
“A energia solar se prova, mais uma vez, ser um investimento extremamente rentável e de acesso para todas as classes sociais no país. Atingimos essa enorme marca, sabendo que ainda temos milhões de unidades consumidoras para desenvolvermos novos projetos”, frisou ele.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].