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Início / Artigos / Opinião / A maturidade e o tempo

A maturidade e o tempo

O aprimoramento e evolução são constantes
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Fernando Castro Fernando Castro
  • 15 de dezembro de 2023, às 17:08
3 min 29 seg de leitura
Energia solar Canal Solar Brasil A maturidade e o tempo
Imagem: Joanne Lazaro Facundes

Não é costumeiro escrever artigos, fui instigado e aqui estou. Aproveito o período próximo ao Natal e fim de ano que nos torna mais reflexivos. Em minha carreira como executivo, muitos são os desafios das companhias e do gerenciamento de pessoas para o objetivo comum.

Há pouco mais de três anos na JA Solar, avalio sua história em paralelo com meus aprendizados. Uma marca nascida em 2005 pela coragem, liderança e sinergia com o setor de energia do nosso fundador, Jin Baofang.

Uma década mais tarde, a aposta de investimentos no Brasil, chegando em 2015 com a bagagem de integrar a liderança mundial na produção de módulos fotovoltaicos, e a humildade de quem sabe que o aprimoramento e evolução são constantes.

Em 2020 iniciei minha contribuição na JA Solar, vindo do mercado e com forte expectativa, ciente do desafio em alavancar presença e da forte expectativa sobre o mercado brasileiro. Inicialmente sozinho, iniciei a formatação da equipe local junto da configuração de um armazém alfandegado local para atender os clientes.

Hoje, com escritório em Jundiaí, São Paulo, uma equipe de 12 profissionais compõem as áreas de vendas, marketing, engenharia, entreposto e suporte técnico nas Autorizações de Devolução de Mercadoria (RMA).

Um time com esforços conjuntos para atingir os objetivos da companhia. Entre os resultados, o aumento de vendas locais de 0,15 GW em 2020 para 1,4 GW no final de 2022, um crescimento de 840% antecipando uma meta de dois anos. Junto do reconhecimento da marca no Brasil apontado no relatório da Consultoria Greener e Fotovolt, pulando da 9ª posição em 2020 para a 3ª em 2023.

Mesmo com as variações de preços do polisilício, disponibilidade restrita influenciada pela guerra entre Rússia e Ucrânia em 2022, e o excesso de oferta (oversupply) neste 2º semestre de 2023, conseguimos nos manter como fornecedores confiáveis para os clientes reforçando minha convicção de que a expansão no mercado se atribui as parcerias comerciais, relacionamento orquestrado com canal de vendas e sinceridades nos relacionamentos.

O excelente resultado no Brasil, além de investimentos de nosso headquarter, é mérito do trabalho conjunto dos clientes como Aldo, Amara, Ecori, Faro, Fortlev, PHB, (re)energisa (antiga Alsol), Ribeiro e Win e seus excelentes profissionais.

Além de novos parceiros como Bold, WEG e RZK. Os líderes da JA pelo mundo também reproduzem exemplos bem-sucedidos de parcerias como base de crescimento sólido.

Considero oportuno destacar a atuação e resiliência do time local com um todo neste ambiente “extremamente dinâmico”, os vídeos curtos de treinamento no Youtube que já atingiram mais de 130 ml visualizações, e a nova Campanha de Comunicação e Marketing com o tema “Quais são suas maiores lembranças” com um vídeo curto já disponível em nosso canal no Youtube sobre o legado de 18 anos de existência da JA, o qual, convido a todos assistirem.

https://canalsolar.com.br/nova-campanha-da-ja-solar-preconiza-historia-e-contempla-cadeia-produtiva/

Se o amanhã é construído pelas ações do hoje, projetos confirmam a responsabilidade de governança ambiental, social e corporativa (ESG) que a empresa já faz na China e são fomentadas no Brasil.

Cito como exemplo, a união de forças com o Hospital do Câncer de São Paulo (GRAACC), especializado em oncologia pediátrica. Com aporte mensal, a JA é uma das empresas que auxilia o hospital no pagamento de despesas que ultrapassam R$ 15 milhões mês.

Assumir a responsabilidade em conduzir uma das maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo aqui no Brasil, me impulsiona e desafia, mas me mostra a certeza de que a maturidade vem com o tempo, mas principalmente é construída através dos desafios enfrentados e experiências vividas.

Finalizando, desejo a todos clientes, parceiros, colaboradores, amigos e mercado em geral um ótimo Natal e desejos de um 2024 esperançoso, repleto de realizações e muita energia positiva!

Feliz Natal e bom Ano Novo! 圣诞快乐,新年快乐!


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Fernando Castro Mercado fotovoltaico
Foto de Fernando Castro
Fernando Castro
Fernando Castro, Country Manager da JA Solar. Executivo Comercial sênior, com graduação em Engenharia Elétrica e dois MBA´s (Finanças e Marketing) e carreira consolidada desenvolvida em Energias Renováveis (Fotovoltaica/ Solar), Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Manufatura Terceirizada.
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