1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

A maturidade e o tempo

O aprimoramento e evolução são constantes

Autor: 15 de dezembro de 2023dezembro 21st, 2023Opinião
4 minutos de leitura
A maturidade e o tempo

Imagem: Joanne Lazaro Facundes

Não é costumeiro escrever artigos, fui instigado e aqui estou. Aproveito o período próximo ao Natal e fim de ano que nos torna mais reflexivos. Em minha carreira como executivo, muitos são os desafios das companhias e do gerenciamento de pessoas para o objetivo comum.

Há pouco mais de três anos na JA Solar, avalio sua história em paralelo com meus aprendizados. Uma marca nascida em 2005 pela coragem, liderança e sinergia com o setor de energia do nosso fundador, Jin Baofang.

Uma década mais tarde, a aposta de investimentos no Brasil, chegando em 2015 com a bagagem de integrar a liderança mundial na produção de módulos fotovoltaicos, e a humildade de quem sabe que o aprimoramento e evolução são constantes.

Em 2020 iniciei minha contribuição na JA Solar, vindo do mercado e com forte expectativa, ciente do desafio em alavancar presença e da forte expectativa sobre o mercado brasileiro. Inicialmente sozinho, iniciei a formatação da equipe local junto da configuração de um armazém alfandegado local para atender os clientes.

Hoje, com escritório em Jundiaí, São Paulo, uma equipe de 12 profissionais compõem as áreas de vendas, marketing, engenharia, entreposto e suporte técnico nas Autorizações de Devolução de Mercadoria (RMA).

Um time com esforços conjuntos para atingir os objetivos da companhia. Entre os resultados, o aumento de vendas locais de 0,15 GW em 2020 para 1,4 GW no final de 2022, um crescimento de 840% antecipando uma meta de dois anos. Junto do reconhecimento da marca no Brasil apontado no relatório da Consultoria Greener e Fotovolt, pulando da 9ª posição em 2020 para a 3ª em 2023.

Mesmo com as variações de preços do polisilício, disponibilidade restrita influenciada pela guerra entre Rússia e Ucrânia em 2022, e o excesso de oferta (oversupply) neste 2º semestre de 2023, conseguimos nos manter como fornecedores confiáveis para os clientes reforçando minha convicção de que a expansão no mercado se atribui as parcerias comerciais, relacionamento orquestrado com canal de vendas e sinceridades nos relacionamentos.

O excelente resultado no Brasil, além de investimentos de nosso headquarter, é mérito do trabalho conjunto dos clientes como Aldo, Amara, Ecori, Faro, Fortlev, PHB, (re)energisa (antiga Alsol), Ribeiro e Win e seus excelentes profissionais.

Além de novos parceiros como Bold, WEG e RZK. Os líderes da JA pelo mundo também reproduzem exemplos bem-sucedidos de parcerias como base de crescimento sólido.

Considero oportuno destacar a atuação e resiliência do time local com um todo neste ambiente “extremamente dinâmico”, os vídeos curtos de treinamento no Youtube que já atingiram mais de 130 ml visualizações, e a nova Campanha de Comunicação e Marketing com o tema “Quais são suas maiores lembranças” com um vídeo curto já disponível em nosso canal no Youtube sobre o legado de 18 anos de existência da JA, o qual, convido a todos assistirem.

Nova campanha da JA Solar preconiza história e contempla cadeia produtiva

Se o amanhã é construído pelas ações do hoje, projetos confirmam a responsabilidade de governança ambiental, social e corporativa (ESG) que a empresa já faz na China e são fomentadas no Brasil.

Cito como exemplo, a união de forças com o Hospital do Câncer de São Paulo (GRAACC), especializado em oncologia pediátrica. Com aporte mensal, a JA é uma das empresas que auxilia o hospital no pagamento de despesas que ultrapassam R$ 15 milhões mês.

Assumir a responsabilidade em conduzir uma das maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo aqui no Brasil, me impulsiona e desafia, mas me mostra a certeza de que a maturidade vem com o tempo, mas principalmente é construída através dos desafios enfrentados e experiências vividas.

Finalizando, desejo a todos clientes, parceiros, colaboradores, amigos e mercado em geral um ótimo Natal e desejos de um 2024 esperançoso, repleto de realizações e muita energia positiva!

Feliz Natal e bom Ano Novo! 圣诞快乐,新年快乐!


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Fernando Castro

Fernando Castro

Fernando Castro, Country Manager da JA Solar. Executivo Comercial sênior, com graduação em Engenharia Elétrica e dois MBA´s (Finanças e Marketing) e carreira consolidada desenvolvida em Energias Renováveis (Fotovoltaica/ Solar), Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Manufatura Terceirizada.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.