Camila Gusmão, responsável pela operação da Win Energias Renováveis do Grupo All Nations, é a convidada do podcast Papo Solar. A administradora falou como iniciou sua carreira e contou como tem conciliado a maternidade com a sua carreira profissional.
Camila, como você começou sua trajetória profissional no setor de energia solar?
Trabalho no Grupo All Nations há mais de uma década e ao final de 2018 os acionistas resolveram investir no setor de energias renováveis e me escolheu para ser a responsável pela operação.
Como tem sido sua experiência no setor de energia solar?
A experiência tem sido excelente. Por ser um segmento novo, estamos todos juntos escrevendo essa história. E isso é muito gratificante.
Como é estar a frente do comercial de uma maiores distribuidoras do Brasil?
Bem desafiador. É uma grande responsabilidade. Mas a minha trajetória na All Nations ao longo de todos esses anos, me deu muita bagagem para cuidar desse novo projeto que é a Win. Nosso time é muito bom, formamos todos juntos uma grande equipe, e isso faz toda a diferença.
Como você avalia o setor de energia solar durante o tempo que está atuando no segmento?
É um setor emergente e com inúmeras oportunidades. As empresas que continuarem trabalhando de forma séria, vão colher frutos por bastante tempo.
Como você considera a participação feminina no setor?
As mulheres estão em todas as áreas, por toda a parte. E isso é irreversível. Nossa participação no mercado de trabalho tem sido fundamental e no setor solar não seria diferente. Na Win tem muitas mulheres, entre nossos fornecedores e clientes também. Temos características especiais que nos garantem um bom desempenho.
Agora falando do mercado de energia solar, a escolha por financiamentos para executar projetos fotovoltaicos. Quais são as principais formas de financiamentos?
Falando da Win, temos parceria com financeiras importantes como BV e Santander, Ofertamos parcelamento no cartão de crédito via Pagseguro. Também trabalhamos com Seguradora de crédito, onde em alguns casos específicos, conseguimos analisar o cliente e oferecer crédito próprio segurado.