24 de outubro de 2021

Camila Gusmão: ‘A participação das mulheres no mercado de trabalho tem sido fundamental’

As mulheres estão em todas as áreas, por toda a parte. E isso é irreversível

Autor: 17 de março de 2020julho 27th, 2021Entrevistas
Camila Gusmão: ‘A participação das mulheres no mercado de trabalho tem sido fundamental’

Camila Gusmão, responsável pela operação da Win Energias Renováveis do Grupo All Nations, é a convidada do podcast Papo Solar. A administradora falou como iniciou sua carreira e contou como tem conciliado a maternidade com a sua carreira profissional.

Camila, como você começou sua trajetória profissional no setor de energia solar?

Trabalho no Grupo All Nations há mais de uma década e ao final de 2018 os acionistas resolveram investir no setor de energias renováveis e me escolheu para ser a responsável pela operação.

Como  tem sido sua experiência no setor de energia solar?

A experiência tem sido excelente. Por ser um segmento novo, estamos todos juntos escrevendo essa história. E isso é muito gratificante. 

Como é estar a frente do comercial de uma maiores distribuidoras do Brasil?

Bem desafiador. É uma grande responsabilidade. Mas a minha trajetória na All Nations ao longo de todos esses anos, me deu muita bagagem para cuidar desse novo projeto que é a Win. Nosso time é muito bom, formamos todos juntos uma grande equipe, e isso faz toda a diferença. 

Como você avalia o setor de energia solar durante o tempo que está atuando no segmento?

É um setor emergente e com inúmeras oportunidades. As empresas que continuarem trabalhando de forma séria, vão colher frutos por bastante tempo. 

Como você considera a participação feminina no setor?

As mulheres estão em todas as áreas, por toda a parte. E isso é irreversível. Nossa participação no mercado de trabalho tem sido fundamental e no setor solar não seria diferente. Na Win tem muitas mulheres, entre nossos fornecedores e clientes também. Temos características especiais que nos garantem um bom desempenho.

Agora falando do mercado de energia solar, a escolha por financiamentos para executar projetos fotovoltaicos. Quais são as principais formas de financiamentos?

Falando da Win, temos parceria com financeiras importantes como BV e Santander, Ofertamos parcelamento no cartão de crédito via Pagseguro. Também trabalhamos com Seguradora de crédito, onde em alguns casos específicos, conseguimos analisar o cliente e oferecer crédito próprio segurado.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar