A ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) anunciou o novo Conselho Empresarial, com o objetivo de contribuir com a evolução da GD no Brasil.
A novidade foi divulgada na última semana, durante o Encontro de Lideranças realizado pela entidade, em São Paulo (SP).
O Encontro de Lideranças reuniu membros da diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho empresarial, diretoria regional e especializada, e líderes das empresas associadas ABGD.
Segundo Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, “o objetivo com a criação do Conselho Empresarial é ouvir os demais atores empresariais do setor e contribuir para gerar oportunidades para as empresas associadas, estimulando networking e também possibilidades de negócios”.
Entre os nomes anunciados para integrar o Conselho está Bernardo Marangon, CEO da Exata Energia.
“A existência de um Conselho Empresarial é muito importante para o nosso segmento. Ao contrário do que muitos podem pensar, a geração distribuída envolve uma série de desafios, não só operacionais, mas também regulatórios, jurídicos e fiscais”, ressalta o empresário.
Segundo Marangon, é uma oportunidade para as pessoas compartilharem os problemas cotidianos de suas empresas, além de sugerir soluções e se organizar para contribuir com a evolução do segmento”.
Além disso, Arthur Sousa, CEO da GDSUN, companhia referência no setor solar fotovoltaico nacional, também fará parte do corpo do Conselho. O executivo irá debater sobre os desafios e promover oportunidades do setor em prol do crescimento e democratização da GD (geração distribuída) no Brasil.
Sousa ainda afirma que o Conselho terá um papel consultivo importante e será fundamental para pautar reivindicações do segmento de GD e buscar ampliar o diálogo com os setores público e privado.
O evento também debateu sobre as projeções para o setor de geração distribuída de energia e comentou sobre os principais projetos para a associação.
“Acredito que juntos, podemos abrir caminhos tanto para a área empresarial, residencial e agronegócio, e fazer com que a classe de empresas coopere entre si para alavancarmos negócios e gerar ainda mais oportunidades no setor de energia solar”, destaca Ítalo Pra Neto, diretor da Nexen.
Segundo ele, o Conselho Empresarial é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da energia solar no Brasil e ajudar o setor.
Conselho Empresarial
- Cláudio Ribeiro, CEO da 2W Energia
- José Márcio Rosa, diretor da Embrastec
- Allan Cordeiro, CEO do Grupo Melo Cordeiro
- Frederico Araújo, CEO da DEODE
- Arthur Souza, CEO da GDSun
- Bernardo Marangon, CEO da Exata Energia
- Andrew Storfer, CEO América Energia
- André Mendonça, COO Bulbe
- Raphael Eckmann, COO Athan Energia
- Eliane Candido, gerente de negócios corporativo Clamper
- Italo de Pra Neto, diretor da Nexen
- Daniel de Rocha, CEO da Tangipar
- Gustavo Malagoli, diretor da Energisa
- Marcelo Rodrigues, VP Negócios, Marketing & Inovação da Unicoba