As comunidades do estado do Acre residentes em áreas afastadas terão fornecimento de energia limpa por meio da geração solar fotovoltaica. O Programa Mais Luz para o Acre, foi instituído pela Lei nº 4.280, sancionada na última quarta-feira (20) pelo governador Gladson Cameli.
“Essa é uma parceria com o Grupo Energisa e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos [SEASDH]. Juntamente com a Sefaz [Secretaria da Fazenda] e a Seplag [Secretaria de Planejamento], buscamos mecanismos jurídicos para o Estado custear placas solares que levarão energia para mais de 600 famílias”, destacou o governador.
Segundo a Lei, para ser beneficiário do Programa Mais Luz para o Acre, a unidade consumidora deve ser beneficiária do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos. Além disso, o benefício é limitado a apenas um sistema por unidade consumidora.
A distribuição da energia será realizada pela concessionária responsável que, no caso do estado do Acre, é a Energisa. “O governo do Acre entrou nessa parceria, para subsidiar a conta de energia dessas famílias, e isso é muito bom, pois assim estamos levando energia elétrica e desenvolvimento para essas localidades”, pontuou Ricardo Xavier, presidente da Energisa no Acre.
De acordo com o governo do Acre, 2,3 mil residências já receberam a implantação da energia solar, ainda no ano de 2022, e para os anos de 2023 e 2024 serão realizadas mais de 6 mil ligações. Todas estas unidades consumidoras serão custeadas pelo governo do Estado do Acre.
Com informações da Agência Acre
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].