25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Claro anuncia energização de nova usina de energia solar

Nova planta da operadora conta com capacidade instalada de 5,3 MW no Pará

Autor: 21 de dezembro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Claro anuncia energização de nova usina de energia solar

Foto: Freepik

A empresa de telefonia Claro anunciou a energização de mais uma usina de energia solar no Brasil. A nova planta conta com capacidade instalada de 5,3 MW no Pará. 

A instalação na modalidade de autoconsumo remoto foi entregue em parceria com a GDSUN e faz parte do projeto “Energia da Claro”, que tem como foco a autoprodução de energia renovável. 

Atualmente, das 90 usinas que integram a iniciativa da operadora, 12 unidades de fonte solar são operadas pela GDSUN nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e, agora, do Pará.

Desde o início do programa da Claro, em 2017, já foram evitadas a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2 na atmosfera. “A Claro está comprometida em atender metas ambientais por meio de projetos que reduzam diretamente suas emissões”, disse Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da operadora. 

Nova usina de energia solar da Claro no Pará. Foto: GDSUN/Divulgação

O movimento de grandes companhias rumo à descarbonização vem sendo uma tendência no mercado. Na semana passada, a TIM anunciou que havia ultrapassado a marca de 100 usinas de energias renováveis instaladas na modalidade de GD (geração distribuída). 

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil ultrapassou, neste mês, a marca dos 36 GW de capacidade instalada pela fonte solar no Brasil, somando as usinas de geração distribuída e centralizada. O resultado equivale a mais de 16% da capacidade instalada da matriz elétrica do país. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.