Claro anuncia energização de nova usina de energia solar

Nova planta da operadora conta com capacidade instalada de 5,3 MW no Pará
Claro anuncia energização de nova usina de energia solar
Foto: Freepik

A empresa de telefonia Claro anunciou a energização de mais uma usina de energia solar no Brasil. A nova planta conta com capacidade instalada de 5,3 MW no Pará. 

A instalação na modalidade de autoconsumo remoto foi entregue em parceria com a GDSUN e faz parte do projeto “Energia da Claro”, que tem como foco a autoprodução de energia renovável. 

Atualmente, das 90 usinas que integram a iniciativa da operadora, 12 unidades de fonte solar são operadas pela GDSUN nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e, agora, do Pará.

Desde o início do programa da Claro, em 2017, já foram evitadas a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2 na atmosfera. “A Claro está comprometida em atender metas ambientais por meio de projetos que reduzam diretamente suas emissões”, disse Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da operadora. 

Nova usina de energia solar da Claro no Pará. Foto: GDSUN/Divulgação

O movimento de grandes companhias rumo à descarbonização vem sendo uma tendência no mercado. Na semana passada, a TIM anunciou que havia ultrapassado a marca de 100 usinas de energias renováveis instaladas na modalidade de GD (geração distribuída). 

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil ultrapassou, neste mês, a marca dos 36 GW de capacidade instalada pela fonte solar no Brasil, somando as usinas de geração distribuída e centralizada. O resultado equivale a mais de 16% da capacidade instalada da matriz elétrica do país. 

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal