25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

TIM supera marca de 100 usinas de energia renovável em operação

Cerca de 80% das plantas são de energia solar, enquanto que as demais são oriundas de fontes hídricas e de biogás

Autor: 14 de dezembro de 2023dezembro 21st, 2023Brasil
2 minutos de leitura
TIM supera marca de 100 usinas de energia renovável em operação

Foto: Divulgação/TIM

A empresa de telefonia TIM deu início a operação de sua 101ª usina de energia renovável no Brasil. Localizada em Brasília (DF), a nova planta amplia o projeto de GD (geração distribuída) da operadora, que promove o abastecimento da rede com a utilização de usinas de fontes limpas arrendadas de parceiros. 

Com a nova usina, a companhia chega a uma produção que representa 54% do consumo total da empresa. Toda essa autogeração é complementada com aquisição no Mercado Livre e a compra de certificados de energia renovável para manter o patamar de 100% de energia limpa no seu consumo total. 

A ideia da companhia é depender cada vez menos dessa ‘complementação’, apostando na ampliação do número de usinas. Atualmente, a TIM mantém usinas em operação em 22 estados e no Distrito Federal, com geração de 31,7 GWh mensais, o suficiente para abastecer 17,5 mil antenas. 

A operadora tem priorizado a energia solar, que representa cerca de 80% do total das plantas instaladas. Os demais empreendimentos são de usinas hídricas e de biogás.

Ao todo, são mais de 20 parceiros envolvidos, incluindo a Faro Energy, que opera mais de 40 usinas com a TIM, incluindo a recém-lançada em Brasília, com produção de 1.308 MWh por ano.

O projeto da TIM, além de gerar energia limpa e renovável, também incentiva a criação de postos de trabalho, voltados para a construção e a manutenção das usinas.

De acordo com estimativas da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), para cada MW de energia solar instalado, cria-se uma demanda de trabalho de 30 novos empregos.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.