25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Acre sanciona lei que levará energia limpa às comunidades isoladas

Estado irá custear os painéis solares que levarão energia para mais de 600 famílias

Autor: 22 de dezembro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Acre sanciona lei que levará energia limpa às comunidades isoladas

Imagem: Envato

As comunidades do estado do Acre residentes em áreas afastadas terão fornecimento de energia limpa por meio da geração solar fotovoltaica. O Programa Mais Luz para o Acre, foi instituído pela Lei nº 4.280, sancionada na última quarta-feira (20) pelo governador Gladson Cameli.

“Essa é uma parceria com o Grupo Energisa e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos [SEASDH].  Juntamente com a Sefaz [Secretaria da Fazenda] e a Seplag [Secretaria de Planejamento], buscamos mecanismos jurídicos para o Estado custear placas solares que levarão energia para mais de 600 famílias”, destacou o governador.

Segundo a Lei, para ser beneficiário do Programa Mais Luz para o Acre, a unidade consumidora deve ser beneficiária do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos. Além disso, o benefício é limitado a apenas um sistema por unidade consumidora.

A distribuição da energia será realizada pela concessionária responsável que, no caso do estado do Acre, é a Energisa. “O governo do Acre entrou nessa parceria, para subsidiar a conta de energia dessas famílias, e isso é muito bom, pois assim estamos levando energia elétrica e desenvolvimento para essas localidades”, pontuou Ricardo Xavier, presidente da Energisa no Acre.

De acordo com o governo do Acre, 2,3 mil residências já receberam a implantação da energia solar, ainda no ano de 2022, e para os anos de 2023 e 2024 serão realizadas mais de 6 mil ligações. Todas estas unidades consumidoras serão custeadas pelo governo do Estado do Acre.

Com informações da Agência Acre


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.