17 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Alesc instala sistema de energia solar em suas dependências

Sistema evitará em um ano a emissão de 174 toneladas de CO², o equivalente ao plantio de 4,4 mil árvores

Autor: 31 de agosto de 2022Investimentos e Negócios
2 minutos de leitura
Alesc instala sistema de energia solar em suas dependências

Sede da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Foto: Divulgação

A Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) instalou um sistema de energia solar em suas dependências com o objetivo de gerar energia limpa e reduzir gastos com o valor da conta de luz.

A obra foi executada pela Quantum Engenharia e contou com a instalação de 636 módulos fotovoltaicos, de 400 Wp cada um. Os painéis foram distribuídos em uma área de cerca de 1,5 km² e garantirão um produção anual de energia elétrica estimada em 328.745,00 kWh. 

De acordo com Thiago Martins, gerente do departamento de energia solar da Quantum Engenharia, o uso da tecnologia irá reduzir cerca de 20% do percentual de energia elétrica que atualmente é consumida todos os dias pela Alesc. Ao todo, o sistema evitará em um ano a emissão de 174 toneladas de CO² na atmosfera, o equivalente ao plantio de 4,4 mil árvores.

Imagem do sistema fotovoltaico instalado na Alesc. Foto: Divulgação

Segundo Martins, ao fomentar o uso de energia solar fotovoltaica, o poder público contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa e com a economia nas suas contas de energia elétrica. “Instituições que apostam nesta fonte reduzem suas despesas e agregam ganhar valores perante a sociedade, como a consciência socioambiental”.

Com um dos melhores recursos solares do planeta, o Brasil vivencia um crescimento exponencial da tecnologia solar fotovoltaica, com a potência instalada desta fonte limpa, renovável e acessível praticamente dobrando, ano após ano, no país.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.