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Amazonas Energia é notificada pelo Procon após novo apagão

Pane em linha de transmissão deixou parte de Manaus (AM) sem acesso à energia elétrica entre domingo (8) e segunda-feira (9)
Amazonas Energia é novamente notificada pelo Procon após apagão
Fachada de entrada da sede do Procon-AM. Foto: Procon-AM/Divulgação

O Brasil registrou mais um apagão neste domingo (8), sendo esta a quarta interrupção no fornecimento de energia elétrica contabilizada em menos de três semanas. 

Dessa vez, uma pane em uma linha de transmissão deixou ao menos sete bairros de Manaus (AM) sem acesso à energia elétrica. 

O problema foi detectado às 16h30 e se estendeu por mais de 8h até a madrugada desta segunda-feira (9). 

De acordo com a concessionária Amazonas Energia explicou que o apagão ocorreu por causa de um desligamento na linha de transmissão de 69 KV Manaus-Santo Antônio.

Em razão dos problemas gerados, o Procon-AM (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Amazonas) informou que convocou a concessionária para prestar esclarecimentos. 

A Amazonas Energia tem um prazo de 10 dias para fornecer as respostas e apresentar a documentação comprobatória das medidas adotadas.

O Procon-AM adverte que a ausência de retorno por parte da concessionária pode ser considerada um ato de desobediência e sujeitar a empresa a sanções.

Essa não é a primeira vez que a distribuidora é notificada pelo Procon por causa da ocorrência de apagões no Estado em 2024.  

Apagões pelo Brasil 

Entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro, o Brasil registrou três apagões de grandes proporções que afetaram os estados do Acre, Rondônia, Roraima e São Paulo.

Em 22 de agosto, às 16h47, ocorreu o desligamento automático do complexo de geração e transmissão do rio Madeira, desconectando os estados do Acre e Rondônia do SIN (Sistema Interligado Nacional).

Houve uma interrupção total de 984 MW, sendo 187 MW no Acre e 797 MW em Rondônia. O serviço foi normalizado apenas às 20h46.

No dia 31 de agosto, às 17h31, uma falha na subestação Guarulhos, em São Paulo, sob responsabilidade da Eletrobras, resultou na interrupção de 870 MW, prejudicando clientes atendidos pela EDP-SP e ENEL-SP. 

A recuperação total do serviço levou 2h30, com o fornecimento sendo completamente restabelecido às 19h58. 

Um dia depois, em 1º de setembro, às 11h53, o sistema isolado de Roraima foi completamente desligado, causando a interrupção de 85 MW. A recomposição foi finalizada às 13h40.

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Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

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