Entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro, o ONS (Operador Nacional do Sistema) registrou três apagões de grandes proporções no Brasil, afetando os estados do Acre, Rondônia, Roraima e São Paulo.
No sábado, 31 de agosto, às 17h31, uma falha na subestação Guarulhos, em São Paulo, sob responsabilidade da Eletrobras, resultou na interrupção de 870 MW, prejudicando clientes atendidos pela EDP SP e ENEL SP. A recuperação total do serviço levou 2h30, com o fornecimento completamente restabelecido às 19h58.
No domingo, 1º de setembro, às 11h53, o sistema isolado de Roraima foi completamente desligado, causando a interrupção de 85 MW. A recomposição do sistema foi finalizada às 13h40.
Em 22 de agosto, às 16h47, ocorreu o desligamento automático do complexo de geração e transmissão do rio Madeira, desconectando os estados do Acre e Rondônia do SIN (Sistema Interligado Nacional). Houve uma interrupção total de 984 MW, sendo 187 MW no Acre e 797 MW em Rondônia. O serviço foi normalizado apenas após as 20h46.
Exceto em Roraima, os demais apagões ocorreram no final da tarde, período em que o ONS enfrenta maior desafio operacional, uma vez que a geração solar deixa de produzir energia enquanto a demanda aumenta rapidamente devido ao maior consumo.
Em todos os casos, o ONS informou, por meio de nota, que as causas das interrupções estão sendo investigadas e serão divulgadas posteriormente em um relatório.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].