21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

América Latina registrará entrada de 319 GW em solar e eólica até 2030

Continente pode aumentar sua capacidade renovável em mais de 460% nos próximos anos, aponta estudo

Autor: 9 de março de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
América Latina registrará entrada de 319 GW em solar e eólica até 2030

América Latina tem potencial para se tornar líder global em energia limpa. Foto: Mikael Sjoberg/Bloomberg

A América Latina tem potencial para aumentar a sua capacidade de energia renovável em mais de 460% até 2030, com a entrada em operação de 319 GW em novos projetos de energia solar e eólica.  

É o que aponta um relatório divulgado, nesta quinta-feira (9), pela GEM (Global Energy Monitor) – uma organização sem fins lucrativos e que cataloga projetos de combustíveis fósseis e energias renováveis em todo o mundo.

De acordo com o levantamento, o continente sul-americano tem potencial para se tornar o líder global em energia limpa, com o Brasil sendo uma peça-chave nesse processo, uma vez que apresenta as melhores perspectivas de crescimento entre todas as nações latino-americanas. 

Segundo a GEM, Brasil, Chile, Colômbia e México representam hoje quase 84% dos 69 GW existentes de parques solares e eólicos em operação na América Latina. Juntos, os quatro países somam 59 GW

Outros destaques do estudo

O levantamento publicado pela GEM também pontuou que a América Latina terá quase 1 bilhão de painéis solares em projetos de grande escala programados para entrar em funcionamento até o final desta década.

A pesquisa também analisou que o continente apresenta um grande potencial para se destacar como produtor de energia eólica offshore e exportador de hidrogênio verde. 

“A América Latina pode se tornar uma referência mundial para uma transição energética justa se os projetos futuros respeitarem os equilíbrios ecológicos e trouxerem benefícios não apenas econômicos, mas também sociais”, destacou Sophia Bauer, pesquisadora do GEM. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.