7 de maio de 2021

Carrinho

Amerisolar Brasil inaugura fábrica de painéis solares em BH

Unidade tem capacidade para produzir cerca de 30 mil placas solares mensais

Autor: 12 de março de 2021março 16th, 2021Brasil
Amerisolar Brasil inaugura fábrica de painéis solares em BH

A Amerisolar Brasil deu mais um passo para iniciar as suas operações no Aeroporto Industrial de Belo Horizonte, em Confins (BH). Na manhã desta sexta-feira (12),  a empresa inaugurou uma fábrica de painéis solares, com capacidade para produção de até 30 mil equipamentos por mês.

A expectativa é de que as operações tenham início ainda na primeira quinzena de abril, após mais de um ano do começo da elaboração do projeto. A unidade estava prevista para ser inaugurada em maio do ano passado, mas as obras sofreram um atraso devido à pandemia da Covid-19.

Gustavo Henrique de Almeida, CEO da Amerisolar Brasil, contou que o planejamento é receber em até 15 dias, todo o maquinário para a fábrica e em mais 15 dias os insumos para produção dos painéis para iniciar a operação oficialmente na primeira quinzena de abril.

“Com o início da linha de produção, a fábrica terá capacidade imediata para produzir 30 mil painéis por mês, o equivalente a 11 MW de potência em cada linha produtiva”, comentou Almeida.

Segundo a empresa, a inauguração do novo espaço deverá gerar cerca de 100 empregos diretos e até 2,2 mil novos postos de trabalhos de maneira indireta. Dos 30 mil painéis solares que serão produzidos por mês em Confins, pelo menos metade será exportado para países da América Latina, entre eles México, Argentina, Peru, Chile e Colômbia.

Esta é a sétima fábrica que a Amerisolar inaugura no mundo, depois de Austrália, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Camboja. Controlada globalmente por chineses, a companhia fez uma joint venture com uma empresa brasileira para criar a Amerisolar Brasil.

No fim do ano passado, a multinacional já havia inaugurado um galpão estratégico na região norte de Belo Horizonte para o armazenamento e a distribuição de seus painéis solares.

Aeroporto Industrial

O Aeroporto Industrial é um projeto que prevê benefícios fiscais para as empresas exportadoras que estiverem instaladas no sítio aeroportuário do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. O projeto contempla áreas comuns, como vestiário, business center, refeitório e toda uma infraestrutura para receber as indústrias interessadas. O objetivo principal é aumentar a competitividade das empresas brasileiras no contexto internacional e atrair investimentos externos para o Brasil.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas, com experiência em reportagem diária e produção de conteúdo em mídias: impressa, online, rádio e televisiva.

Um comentário

Comentar