Com mais de uma década de atuação no setor de energia e solar na América Latina, Marcel Peralta assume o desafio de liderar a chegada da Ampace à região conhecida como Head Latam.
Com passagens por empresas globais e líderes de mercado como Jinko Solar e Canadian Solar, e experiência consolidada em gestão, estratégia e desenvolvimento de negócios, sales & marketing e expansão internacional, ele agora está à frente da estratégia que marca a estreia da joint venture formada por ATL e CATL no mercado latino-americano e especialmente brasileiro de armazenamento de energia.
Em entrevista ao Canal Solar, Peralta detalha a origem da empresa, os planos de crescimento, os diferenciais tecnológicos do portfólio e o papel central que o Brasil terá nessa nova fase.
Como surgiu a joint venture?
A Ampace é fruto de uma joint venture estratégica entre a ATL (Amperex Technology Limited) líder global no fornecimento de baterias “lithium-ion” para equipamentos eletrônicos e ICT (Information and Communication Technology) e a CATL líder mundial em baterias “lithium-ion” para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.
A joint venture nasceu em 2021, com o objetivo de acelerar a expansão internacional de soluções em armazenamento de energia, micromobilidade e produtos de potência portáteis
Quais soluções de storage a empresa pretende oferecer na América Latina?
Nosso portfólio para a América Latina abrange todas as potências e soluções para aplicações behind the meter, desde sistemas residenciais com soluções modulares all-in-one até projetos de grande porte junto à carga, com containers de múltiplos megawatts-hora.
Também incluímos soluções para microredes, UPS de ultra potência voltadas a data centers, além de tecnologias com baterias semi-sólidas voltadas à alta performance e confiabilidade.
Por que escolheu entrar agora na região e quais países são prioridade?
Esse movimento faz parte da expansão global da Ampace no segmento de soluções de armazenamento de energia (BESS), impulsionada pelo crescimento acelerado da marca, que já atendeu mais de 41 milhões de clientes em 29 países, globalmente reconhecida pela segurança, confiabilidade, desempenho e excelência na experiência do usuário.
Na América Latina, já temos presença em praticamente todos os países, fornecendo baterias para aplicações como micromobilidade elétrica, ferramentas e drones, entre outras aplicações
Pelo perfil de suas matrizes energéticas e pelo avanço na transição para fontes renováveis, Brasil e Chile se destacam como mercados com maior demanda atual pelas soluções da Ampace.
No entanto, outros países como Argentina, México, Colômbia, Peru e diversas nações da América Central também iniciaram projetos de BESS para os segmentos comercial, industrial e residencial — cada um com suas próprias particularidades regulatórias e econômicas.
O Brasil terá papel central nessa expansão? Há parceiros ou estrutura local prevista?
Sim, o Brasil é o principal pilar da nossa estratégia para a América Latina, pois acreditamos que concentra o maior potencial de volume de negócios em aplicações atrás do medidor nos próximos anos, sendo o mercado mais estratégico da região para nós.
Quando falamos em parceiros e estrutura local, é importante considerar todas as etapas da jornada do cliente — desde o suporte técnico e comercial na pré-venda, com foco no dimensionamento adequado da aplicação e na análise de Capex e ROI, até a logística de entrega, supervisão, comissionamento e suporte pós-venda, incluindo reposição de componentes e serviços.
Na etapa de pré-venda e venda, estamos fortalecendo o canal de venda com parceiros locais que garantirão a capilaridade necessária. Já no pós-venda, aproveitamos a sinergia com o Grupo CATL utilizando a rede de assistência técnica e parceiros já consolidados que prestam suporte ao portfólio do grupo no país e na Região.
Quais diferenciais técnicos e de portfólio a empresa pretende trazer?
A Ampace chega na região com as suas soluções usando as células patenteadas Kunlun e módulo GT40, o que há de mais inovador e tecnológico no mundo, que fornece uma combinação rara no mercado de ciclos ultra longos de 15.000 (quase o dobro da média do mercado), desenhada para ultrapassar mais de 20 anos de vida útil e ter melhor performance em altas temperaturas, economizando até 2,5% de consumo de energia auxiliar das células.
Com isso, nossas baterias casam perfeitamente com a vida útil de projetos fotovoltaicos, sem a necessidade de substituição delas no meio da vida útil projetada para o sistema fotovoltaico.
Outra inovação que estamos trazendo para nossos clientes são os sistemas BESS sem refrigeração líquida e nem ar-condicionado, na qual reduz significativamente os custos de operação e manutenção, chegando até 50% de redução nas rotinas de manutenção e nos seus tempos de intervenção.
Entre todas essas tecnologias e ganhos que traremos para nossos clientes, o mais importante a ressaltar, e temos orgulho de dizer, é que as baterias Ampace possuem zero incidentes até hoje, sendo reconhecida mundialmente por este feito.
Isso é possível graças a um design com múltiplas camadas de segurança, que combina (i) segurança intrínseca, com estabilidade química, estruturas robustas e controle rigoroso de processo; (ii) segurança ativa, com monitoramento contínuo 24 horas por dia da saúde da célula, alarmes internos e detecção de anomalias; e (iii) segurança passiva, com separações em múltiplos níveis, alívio de pressão e design antifogo.
Tudo isso estará disponível em nossas soluções ESS para todos os cenários e aplicações, tais como residencial, bateria para carregador rápido veicular, data center, off-grid e micro-grid, pequenos e médios C&I, e grandes C&I — e com certeza ajudaremos nossos clientes com a nossa bancabilidade, confiabilidade, performance e serviços a acelerar suas transições energéticas e investimentos, garantindo seus retornos esperados.
Qual será exatamente o seu escopo como Head LATAM e quais são os primeiros marcos?
Como Head Latam, minha missão será estruturar o negócio na região e conduzi-lo à fase de crescimento e consolidação, transformando-o de business 0-1 para business 1-100.
Isso envolve a definição de estratégias e parcerias locais, a formação de equipes técnicas, operacionais e comerciais, além do posicionamento e fortalecimento da marca Ampace na América Latina. Também estarei à frente da estruturação dos canais de vendas e do planejamento de marketing e branding.
De forma geral, o escopo contempla todas as frentes essenciais para o desenvolvimento regional da empresa. Os primeiros marcos serão a definição dos parceiros e canais e a implementação de projetos-piloto locais que servirão como referências para o mercado.
Há previsão de investimento, certificações e cronograma de chegada dos produtos?
Sim, além dos investimentos já realizados no passado via parceiros existentes disponibilizando produtos produzidos pela Ampace já certificados no Brasil, faremos todos os investimentos necessários em pessoas, serviços e certificações para atender o crescimento da marca e do mercado.
Mas o mais importante investimento planejado é na melhoria nos canais de comunicação e assistência técnica pós-venda que já existem atualmente no Grupo CATL e que serão integrados às necessidades das soluções de armazenamento que iremos fornecer na Região.
Nossas baterias e módulos de 15.000 ciclos já estão disponíveis para integrarmos nas soluções e necessidades de nossos clientes. Também já podemos planejar embarques para começo de 2026 de diversas soluções DC e AC com design Ampace que atendem diversas necessidades do mercado.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.