19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

ANEEL anuncia bandeira verde para consumidores do SIN

De acordo com a Agência, a bandeira reflete boas condições de geração

Autor: 27 de junho de 2022Setor Elétrico
1 minutos de leitura
ANEEL anuncia bandeira verde para consumidores do SIN

De acordo com a Agência, a bandeira reflete boas condições de geração. Foto: Envato Elements

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, na última sexta-feira (24) a aplicação da bandeira verde para as tarifas de energia no mês de julho, sem complemento de cobrança na tarifa.

Segundo a Agência, a bandeira, que sinaliza condições favoráveis de geração de energia elétrica, será válida para todos os consumidores conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Verde é a cor da bandeira nas faturas desses consumidores desde 16 de abril, quando terminou a vigência da Bandeira Escassez Hídrica, instituída pela CREG (Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética).

Para os consumidores beneficiários da tarifa social, que não precisaram pagar a Escassez Hídrica, a bandeira é verde desde dezembro de 2021.

De acordo com a ANEEL, desde que as bandeiras foram criadas, elas geraram uma economia de R$ 4 bilhões aos consumidores, porque evitam a incidência de juros sobre os custos de geração nos momentos menos favoráveis.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.