26 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

ANEEL homologa resultado do Leilão A-4 para seis empreendimentos

Energia contratada atenderá a demanda de três concessionárias de distribuição que participaram do certame

Autor: 26 de outubro de 2022Leilões
1 minutos de leitura
ANEEL homologa resultado do Leilão A-4 para seis empreendimentos

Ao todo, o certame terminou com a contratação de 237,5 MW médios. Foto: Saulo Cruz/MME

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a homologação do resultado do Leilão de Energia Nova A-4 para seis dos 29 empreendimentos vencedores do certame – que é destinado à contratação de energia proveniente de novos empreendimentos de geração. 

Realizado em 27 de maio, o leilão terminou com a contratação de 237,5 MW médios, sendo 39% de hidrelétricas; 32% de usinas fotovoltaicas e eólicas, e 29% de usinas termelétricas a biomassa (BIO).

De acordo com a Agência, os empreendimentos tem cerca de 950 MW de capacidade instalada e investimentos previstos da ordem de R$ 7 bilhões. A energia contratada atenderá a demanda das distribuidoras: Cemig; Coelba a Light.

A homologação engloba as usinas fotovoltaicas Belmonte 11, 14 e 21, além de três pequenas centrais hidrelétricas. Em setembro, a ANEEL confirmou a habilitação de 20 empreendimentos contratados, o que significa que ficam faltando agora três projetos vencedores serem ratificados.

Confira abaixo, as vendedoras habilitadas nesta terça-feira (25/10) para ANEEL.

Fonte: ANEEL

 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.