Oito meses após a saída do ex-diretor Hélvio Guerra, e sucessivos embates internos, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apresentou a nova integrante de sua cúpula. Trata-se da engenheira Ludimila Lima da Silva, que assumiu como diretora substituta. Na sessão desta terça-feira (28), a segunda do ano, ela foi apresentada na nova função.
O diretor-geral Sandoval Feitosa desejou sucesso à nova colega, pontuando a situação enfrentada pela agência reguladora ao longo de 2024, período em que a cúpula ficou com um integrante a menos e não houve entendimento junto ao MME (Ministério de Minas e Energia) para a substituição de Hélvio.
“A ANEEL estava com um cargo vago desde o encerramento do mandato do diretor Hélvio, em maio. A vacância na diretoria colegiada por oito meses impactou a gestão da agência, resultando no acúmulo de atividades e processos administrativos, votações empatadas ou sem maioria mínima, desafios para garantia de quórum mínimo para deliberações, além de outros inconvenientes que tivemos durante a gestão interna”, elencou.
O diretor-geral ressaltou que o Poder Executivo ainda tem a prerrogativa de indicar um novo nome para assumir o mandato em definitivo. Como diretora substituta, Ludimila terá seis meses na função.
“A vacância é suprida pelo instituto dos diretores substitutos. Obviamente, há a prerrogativa do Poder Executivo de encaminhar o nome ao Senado Federal, para que faça a sabatina e a devida aprovação. Mas até lá, quero registrar a nossa imensa felicidade de termos a lista aprovada (com o nome de Ludimila), em que pesem os oito meses que demorou para ser aprovada, mas tenho certeza, pelo histórico profissional da doutora, que todos os problemas que tivemos serão rapidamente sanados”, disse Sandoval.
A nova diretora substituta ressaltou em seu discurso que iniciou como estagiária da ANEEL em 1997, um ano depois da lei que criou a agência reguladora. Ela havia sido nomeada como superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica em 2023. “Muito satisfeita de estar aqui, é muito desafiante, mas acredito no crescimento que sairá dessa experiência”, destacou Ludimila.
Graduada em Engenharia Civil pela UnB (Universidade de Brasília), Ludimila é especialista em regulação dos serviços públicos de energia desde 2007. Já ocupou posições como Superintendente Adjunta de Concessões e Autorizações de Geração e Assessora de Diretoria. Atualmente, lidera a Superintendência de Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.