GC Solar 22,51 GW GD Solar 49,74 GW
Mercado & Investimentos

ANEEL aprova reajustes em três distribuidoras e quatro permissionárias

Valores aprovados entrarão em vigor entre os dias 22 e 29 de maio, segundo a Agência

ANEEL aprova novos reajustes de distribuidoras e permissionárias

Entre as concessionárias, foram aprovados reajustes na Cemig, Sulgipe e Amazonas Energia. Foto: Freepik

Com colaboração de Henrique Hein

Nesta terça-feira (21), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste tarifário anual de três distribuidoras e quatro permissionárias de energia elétrica, com os novos valores sendo aplicados entre os dias 22 e 29 de maio.

Entre as concessionárias, foram aprovados reajustes nas tarifas da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais); da Sulgipe (Companhia Sul Sergipana de Eletricidade) e da Amazonas Energia.

Já entre as permissionárias, as atualizações foram aprovadas para a Cercos (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe); Cerpro (Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de Promissão); CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) e Cemirim (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Mogi Mirim).

Cemig

As tarifas da Cemig entram em vigor a partir de 28 de maio. Entre os fatores que mais impactaram no processo tarifário da empresa, a ANEEL destacou, em nota, a “inclusão dos componentes financeiros apurados no atual reajuste para compensação nos 12 meses subsequentes, além da retirada dos componentes financeiros estabelecidos no processo tarifário anterior e de custos relacionados à atividade de transporte de energia elétrica”.

Confira como ficam os valores após a aprovação do reajuste:

Fonte: ANEEL/Reprodução

Amazonas Energia

Os novos valores da Amazonas Energia entram em vigor neste domingo (26), sendo que os principais motivos para os reajustes foram os custos com aquisição e distribuição de energia.

Confira abaixo os novos valores que serão praticados pela concessionária:

Fonte: ANEEL/Reprodução

Sulgipe

Já no caso da Sulgipe, o reajuste passa a valer a partir desta quarta-feira (22). Entre os fatores que se deram para a revisão destacam-se: a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, os encargos setoriais e custos com aquisição de energia elétrica.

Confira os novos valores abaixo: 

Fonte: ANEEL/Reprodução

Permissionárias

No caso das permissionárias, os reajustes começam a valer a partir do dia 29 deste mês. Entre os motivos apontados estão os encargos setoriais na Cemirim, com um efeito de 3,72%, sendo que nas demais permissionárias os índices variam de 0,51% a 1,06%. 

Os efeitos dos custos com transmissão de energia elétrica variaram de 0,63% (Cercos) a 2,04% (Cemirim). A média entre as quatro distribuidoras foi de 0,96%, conforme ilustra a imagem abaixo: 

Fonte: ANEEL/Reprodução

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Frederico Tapia
Sobre o autor
Frederico Tapia

Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.