A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta semana, o reajuste tarifário anual da Equatorial Piauí, que atende cerca de 1,57 milhão de unidades consumidoras no estado.
Os novos valores representam um aumento médio de 13% na conta de luz para todos os perfis de consumidores, e passam a valer a partir de 2 de dezembro de 2025, conforme mostra a imagem abaixo.
Segundo a ANEEL, os índices foram pressionados pelos custos de compra, transporte e distribuição de energia, pelo pagamento de encargos setoriais e por componentes financeiros tanto do atual ciclo tarifário quanto do período anterior.

Os reajustes anunciados ocorrem em um momento em que a Equatorial Piauí apresenta um desempenho considerado abaixo do esperado. No último relatório anual, a Agência classificou a distribuidora entre as dez piores do país em continuidade do fornecimento elétrico.
Segundo o documento, os consumidores atendidos pela companhia enfrentaram, em média, sete interrupções ao longo de 2024, totalizando 21 horas e 4 minutos sem energia, mais que o dobro da média nacional, de 10 horas e 14 minutos.
O desempenho insatisfatório levou à aplicação de R$ 15,9 milhões em compensações automáticas a consumidores prejudicados pela distribuidora.
Consumidora quebra equipamentos da Equatorial-PI após ficar dias sem energia
Cinco permissionárias também terão reajuste
Além da Equatorial Piauí, a ANEEL aprovou reajustes tarifários de cinco permissionárias que atuam nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Os novos valores entram em vigor em 30 de novembro.
Veja os índices abaixo:

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.