A APAE Florianópolis (SC), localizada no bairro Itacorubi na capital catarinense, recebeu a instalação de uma usina fotovoltaica em telhado.
Foram 129 módulos solares policristalinos de 410W e um inversor trifásico on grid de 60 kW. A produção de energia estimada é de 55,81 MWh/ano.
A usina foi instalada no novo prédio da APAE, que abrigará o TEA (Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo Dr. Álvaro José de Oliveira), mas atenderá todos os edifícios da APAE.
A perspectiva é que a usina, que vai começar a funcionar no fim do mês, proporcione uma economia de aproximadamente 70% na conta de energia.
O projeto foi desenvolvido e instalado pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.), que investiu R$ 559,13 mil em recursos para a sua implantação. A iniciativa surgiu a partir da Chamada Pública do Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel 2018.
“Com o crescimento no consumo de energia, a procura por energia elétrica é cada vez maior, e os sistemas fotovoltaicos trazem essa segurança a quem investe”, afirmou o gerente de projetos do Departamento de Eficiência Energética da Celesc, Rodrigo José Hoffmann.
“Ela possibilita ao usuário produzir sua própria energia e fornecer o excedente à concessionária distribuidora, recebendo os créditos por essa geração”, completa Hoffmann.
De acordo com o presidente da APAE, Ricardo de Souza Mendonça, o impacto do sistema fotovoltaico será importante para a associação.
“Além de ficarmos praticamente autossustentáveis em relação à energia, o que representará uma economia financeira importante, o projeto também oferece energia limpa, o que contribui com o meio ambiente”, celebra.