Um apagão – interrupção no fornecimento de energia elétrica – deixou grande parte do estado do Amazonas e municípios do noroeste do Pará sem acesso à energia na madrugada do último sábado (8).
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o apagão ocorreu às 00h02, quando as duas linhas de transmissão de 500 kV Jurupari/Oriximiná foram desligadas automaticamente durante uma tempestade, afetando cerca de 1.400 MW de carga.
A falha impactou a capital Manaus, sua região metropolitana e cidades como Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, além de municípios do Pará, como Oriximiná, Óbidos e Monte Alegre.
Restabelecimento gradual após o apagão
O ONS iniciou a normalização do sistema às 00h18 e, às 01h55, já havia coordenado as principais ações para restabelecimento da rede. No entanto, a recomposição total da energia foi concluída apenas às 07h03, devido a dificuldades de comunicação com subestações e à necessidade de deslocamento de equipes em campo.
A indisponibilidade de comandos remotos em instalações das concessionárias Amazonas Energia, Energisa e Evoltz dificultou a retomada completa do serviço. O ONS informou que ainda apura as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos.
A Amazonas Energia informou, por meio das suas redes, sociais que “a companhia está com suas equipes atuando na cidade e aguarda a melhora das condições climáticas para a normalização dessas áreas”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.