A recente publicação da ABNT NBR 17193:2025 trouxe diretrizes importantes para aumentar a segurança e a integridade dos sistemas fotovoltaicos, com foco especial na prevenção de incêndios e na proteção elétrica.
A norma aborda questões como a organização dos cabos, a prevenção de arco elétrico, a equipotencialização confiável e a durabilidade dos componentes ao longo da vida útil dos sistemas.
Neste cenário, a ARaymond, empresa especializada em soluções de fixação e componentes para sistemas fotovoltaicos, tem se destacado por apresentar soluções que vão além da norma.
As tecnologias desenvolvidas pela empresa contribuem para a segurança, eficiência e redução de custos nos projetos fotovoltaicos, tanto na instalação quanto na manutenção.
Para atender a essas necessidades, a fabricante oferece clips metálicos projetados para garantir uma fixação segura e duradoura dos cabos, prevenindo falhas elétricas e melhorando a confiabilidade do sistema.
Os clips são caracterizados por possuírem bordas arredondadas, o que evita danos ao isolamento dos cabos e minimiza o risco de curtos-circuitos.
A norma também exige uma equipotencialização eficaz, fundamental para a segurança elétrica do sistema, além de uma fixação eficiente dos módulos e aterramento adequado para minimizar falhas elétricas.
Para isso, a fabricante desenvolveu clips fixadores e aterradores de módulos que, além de garantir a fixação, realizam a equipotencialização em um único processo.
De acordo com a companhia, isso contribui para a redução de falhas elétricas e riscos de choque, aumentando a confiabilidade do sistema fotovoltaico ao longo do tempo.
Benefícios Econômicos
As soluções da ARaymond oferecem benefícios econômicos significativos para projetos fotovoltaicos, impactando positivamente tanto no CAPEX (custos de investimento) quanto no OPEX (custos operacionais e de manutenção).
Além da conformidade normativa, Rafael Avila, Key Account Manager destacou as soluções que a ARaymond proporciona:
- Redução do número de componentes → Menos pontos de falha e redução de despesas logísticas;
Design antifurto → Aumentando a segurança do sistema; - Instalação mais rápida → Economia com mão de obra e redução considerável do tempo de obra;Menos manutenção → Elimina reapertos periódicos, reduzindo custos de O&M;
- Projetadas para assegurar alta durabilidade e eficiência, essas tecnologias passam por rigorosos testes em condições ambientais adversas, garantindo desempenho consistente e confiável ao longo de toda a vida útil do sistema.
“Materiais em aço com tratamento superficial anticorrosivo para ambientes severos, possuem resistência comprovada, com um tratamento anticorrosivo, com desempenho superior a 720 horas de resistência em testes de névoa salina”, disse Avila.
Ainda segundo a empresa, o nível de resistência, garante a longevidade e a segurança das instalações, mesmo em condições climáticas mais severas.
Com mais de 18 GWp de projetos instalados globalmente, a empresa tem sido fundamental em várias parcerias, que oferecem soluções para sistemas de carport, estruturas fixas, trackers, telhados e flutuadores.
“A presença global da ARaymond se estende a diversas empresas de alcance mundial, incluindo também grandes investidores, integradores e EPCistas”, Avila.
No Brasil, a empresa tem contribuído para a implementação de mais de 250 MWp em projetos, incluindo parcerias com empresas como PKC, Photoenergy, Isoeste Metálica, Metal Light, Racchini, KWP Snef, 3E em iniciativas como Mais Luz para Todos e Reserva Energia. Além dessas, há outras parcerias internacionais em desenvolvimento, com novidades previstas em breve — o que reforçará ainda mais a presença da marca ARaymond junto a players estratégicos.
Avila, essas colaborações reforçam o papel da empresa no avanço da energia solar no país, com um portfólio que abrange desde grandes projetos até empreendimentos de médio porte.
Adaptação e flexibilidade nos projetos
Uma das vantagens das soluções da fabricante é a flexibilidade em sistemas fotovoltaicos, especialmente em projetos de retrofit.
Quando os sistemas precisam ser reconfigurados ou expandidos, como no caso de módulos maiores e mais potentes, os clips fixadores e aterradores da empresa permitem ajustes eficientes sem a necessidade de substituir toda a estrutura.
Isso oferece uma solução de baixo custo e alta eficiência para os clientes que buscam otimizar o desempenho de seus sistemas solares sem grandes alterações.
Testes de desempenho e durabilidade
A empresa destacou ainda que realiza rigorosos testes de performance, incluindo testes de carga estática e dinâmica, fadiga e resistência à corrosão, para garantir que suas soluções atendam aos mais altos padrões exigidos pelos maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos.
No Brasil, esses testes são frequentemente conduzidos em parceria com a Unicamp (LESF-MV), onde a corporação validou seus produtos junto a fabricantes de renome, como Canadian Solar, incluindo clips submetidos a testes de CCT (Cyclic Corrosion Test), que garantem a durabilidade contra corrosão mesmo em ambientes desafiadores.
“Nossos clips foram desenvolvidos para resistir ao longo de toda a vida útil do sistema solar. Considerando que um módulo fotovoltaico possui uma vida útil entre 25 a 30 anos, nossos clips superam esta longevidade oferecendo fixação segura, conexão elétrica e proteção contra corrosão galvânica, com um tratamento superficial rico em alumínio e zinco e com metais de qualidade”, concluiu Avila.
Convite Especial do CEO da ARaymond aos players do Setor de Energia
“Convidamos nossos parceiros e clientes a conhecerem mais de perto as soluções da ARaymond para fixação em ambientes severos. Estamos à disposição para apresentar os resultados dos testes, discutir aplicações específicas e explorar novas oportunidades de colaboração — seja em novos projetos, operações e manutenção (O&M) ou retrofit de sistemas existentes. Entre em contato conosco para agendar uma reunião técnica ou comercial,”enfatizou Alexander Pircher, CEO da ARaymond.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.