O que é uma consultoria?
De forma geral, um consultor é aquele que, de forma imparcial, presta uma assistência técnica e objetiva em relação às estratégias, estruturas, gestão e operação de uma determinada organização na busca de seus resultados. A consultoria pode ser aplicada em qualquer setor, indo desde assessorias e implementações.
Para que o serviço de consultoria seja bem executado, o consultor deve ter a característica de “vantagem do conhecimento” bem definida, que é ter a especialização que a contratante necessita.
O que é uma consultoria no setor solar?
A consultoria no âmbito solar pode ser aplicada em vários aspectos, como por exemplo na escolha de uma empresa instaladora, no comissionamento, na análise de projeto dentre outros.
Em sistemas de grande porte, o investimento inicial costuma ultrapassar a marca de milhões de reais, sendo assim, para obter um projeto preciso e mitigar falhas na operação, um olhar externo com uma equipe especializada em cada setor é de grande valia para o êxito do investimento.
Daremos aqui uma breve explanação de três serviços de consultoria que podem ser aplicados no âmbito solar, lembrando que a consultoria pode ser aplicada em todas as partes que envolvem a energia solar fotovoltaica.
Escolha da empresa instaladora
Quando falamos em instalação de sistemas solares fotovoltaicos é comum nos depararmos com os termos “Integradores” e “EPCistas”.
Os Integradores são as empresas que fazem essa captação do cliente e cuidam de todos os aspectos que derivam de um gerador fotovoltaico como por exemplo os trâmites com a distribuidora de energia, as compras dos equipamentos, os projetos, instalações e monitoramento do sistema após a sua instalação. Geralmente fornecem uma proposta “Turn Key” ou “chave na mão”, onde o cliente não tem que se preocupar com nenhuma etapa do processo de implementação do sistema, além claro, do investimento de capital.
A palavra EPC vem de “Engineering, Procurement and Construction”, que traduzido significa “Engenharia, aquisição e construção”,onde diferente do integrador, normalmente não faz a captação do cliente nem o monitoramento pós instalação, focando apenas nos projetos, nas aquisições e na construção.
Porém, a maioria dos integradores também se consideram EPCistas, por realizarem os dois tipos de trabalho.
Uma consultoria que visa escolher um integrador ou um epcista para investidores, ou quem quer seja que tenha o domínio do capital inicial, precisa analisar alguns aspectos da empresa, como por exemplo o corpo técnico, a experiência em projetos, recomendações, relação com as distribuidoras, dentre outros.
Comissionamento
No setor solar temos uma hoje uma norma que rege os comissionamentos de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, é a ABNT NBR 16274 – Sistemas fotovoltaicos conectados à rede – Requisitos mínimos para documentação, ensaios de comissionamento, inspeção e avaliação de desempenho.
A consultoria que busca fazer o comissionamento de um sistema, deve-se basear na norma regente para aplicar de forma precisa as análises necessárias, além de contar com a experiência dos consultores para avaliar as boas práticas de engenharia que foram aplicadas no projeto e execução do sistema.
Análise de projeto
Em um projeto de um gerador fotovoltaico convencional podemos dividi-lo em três partes, sendo eles:
- Baixa tensão
- Média tensão
- Aterramento e SPDA
Todas as partes têm a sua relativa complexidade, entretanto, não é raro encontrar projetos sendo realizados sem levar em conta os parâmetros regidos pelas normas do setor ou feitos por profissionais não capacitados, sendo assim, a consultoria quando é feita com o intuito de análise de projeto, busca verificar se foram seguidos todos os princípios de cálculos e escolha dos componentes de forma coesa, para assim obter o melhor desempenho do sistema.
Conclusão
A consultoria no setor solar é imprescindível para quem almeja uma execução assertiva em seu sistema, principalmente por se tratar de investimentos muitas vezes altos. Com o olhar externo da consultoria, as tomadas de decisões se tornam mais sólidas por estarem embasadas pelo corpo técnico do time de consultoria, para assim, validar ou não as informações da empresa contratante. Além disso, a consultoria pode oferecer orientações específicas para lidar com eventos de energia solar, garantindo uma abordagem mais abrangente e preparada para possíveis desafios. Consulte alguns dos serviços realizados pelo Canal Solar aqui.
Uma resposta
O grande problema do mercado hoje, são os chamados “aventureiros solar”. Empresas que estão contratando vendedores sem nenhum conhecimento, fazendo promessas absurdas para os clientes. Devemos entender e fazer com que ia clientes entendam que uma sistema fotovoltaico é pra vida toda, onde a geração de energia própria tem que funcionar ao Máximo possível. Pessoas e empresas que estão no mercado para somente vender e aproveitar o momento tem que serem banidas deste mercado.