18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

O que é um sistema on-grid?

Saiba tudo sobre o sistema on-grid e para que ele serve, aqui você encontra tudo a respeito!

Autor: 4 de agosto de 2022agosto 5th, 2022Guia do Consumidor
O que é um sistema on-grid?

 

Os sistemas fotovoltaicos do modelo on-grid são sistemas conectados à rede pública de distribuição de energia elétrica. A energia captada pelo sol é convertida em eletricidade, tornando-se possível de ser utilizada pelo próprio imóvel, e a energia restante é entregue à concessionária, que concede créditos ao consumidor.

Esse tipo de sistema funciona por equipamentos específicos, como os módulos fotovoltaicos, que convertem a irradiação solar, gerando eletricidade em corrente contínua (CC).

Para que a energia solar se transforme na energia distribuída às unidades consumidoras, é necessário o uso de um inversor solar, que converte a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).

Diferente do sistema fotovoltaico off-grid, que armazena a energia em baterias solares, o sistema on-grid a transfere para a rede elétrica, gerando créditos de energia, viabilizando o uso posterior.

O custo de instalação de um sistema solar fotovoltaico on-grid é calculado pelo valor da mão de obra, somado aos tipos, potência e número de equipamentos que serão utilizados no projeto.

 

Vantagens e desvantagens

É fundamental o conhecimento do que o sistema pode oferecer  e quais são as suas limitações para a escolha ou não da instalação de um sistema fotovoltaico.

O sistema fotovoltaico on-grid apresenta vantagens como uma eficiência superior em 30%, quando comparado ao sistema off-grid, além de permitir a utilização do sistema de créditos.

Em contrapartida, o sistema on-grid impõe a obrigatoriedade de conexão à rede pública de distribuição e não possui um sistema de armazenamento de energia.

Contudo, não é necessário o investimento em baterias fotovoltaicas, reduzindo o custo de instalação do sistema.

Além disso, conforme o Artigo 14 do Decreto-lei nº 5.163, de 2004, que define a geração distribuída, o sistema on-grid oferece uma redução considerável na conta de luz, através da utilização dos créditos de energia.

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.