Minas Gerais ultrapassa 8 GW de capacidade operacional em energia solar

Municípios mineiros concentram hoje cerca de um quinto de toda a potência instalada pela fonte no país
Minas Gerais atinge 8 GW em energia solar e garante liderança nacional
Complexo solar de Pirapora, em Minas Gerais. Foto: Solatio/Reprodução

O Estado de Minas Gerais ultrapassou a marca de 8 GW de capacidade operacional em energia solar, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os números levam em conta toda a potência fotovoltaica instalada pelos municípios mineiros por meio das usinas de geração centralizada (4,36 GW) e dos sistemas de geração distribuída (3,71 GW). 

Atualmente, cerca de um quinto de toda a energia solar produzida no Brasil (pouco mais de 41 GW) está concentrada em Minas Gerais. 

Os números apresentados superam por muito os indicadores do segundo e do terceiro estado brasileiro mais bem colocado no ranking da ANEEL, no caso: São Paulo e Bahia, respectivamente.

Os municípios paulistas contam hoje com 4,82 GW de capacidade operacional por meio da fonte solar: são 3,93 GW em geração distribuída (o maior volume de potencia do país no segmento), mas apenas 0,89 GW em geração centralizada (o sétimo estado com o melhor desempenho na modalidade).

Já as cidades baianas somam 3,32 GW em energia solar, sendo 1,27 GW em geração distribuída (a sétima melhor marca estadual do país) e outros 2,05 GW em geração centralizada (o segundo melhor índice, atrás apenas de Minas Gerais).

TOP-5 estados do Brasil com maior capacidade operacional em energia solar

Fonte: ANEEL

Cenário energético

Somente em 2024, foram 12 novos módulos de geração solar centralizada conectados à rede mineira de distribuição, nos municípios de Betim, Jaíba e Paracatu, somando um incremento de 473 MW na potência operacional ao Estado. 

Dos 834 empreendimentos que estão em fase de construção ou com construção não iniciada em Minas Gerais e que serão agregados à matriz energética estadual, 810 são de energia solar. 

Ao mesmo tempo, pouco mais de 166,4 MW de geração distribuída solar já entraram em operação neste ano em Minas Gerais.

O indicador corresponde a 13,1% do total de potência instalada à nível nacional, ficando atrás somente de São Paulo, que detém 13,8% do total neste momento. 

Atualmente, todos os 853 municípios mineiros possuem ao menos uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica instalada em suas respectivas localidades.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal