O mercado argentino deu um novo passo na transição energética em um acordo estratégico de 200 MW entre a empresa local Tonka Solar e a chinesa Arctech. O acordo também se insere em um movimento regional, em que países latino-americanos intensificam investimentos em tecnologia limpa.
Segundo as empresas, o acordo prevê a instalação de trackers solares, incluindo soluções de engenharia e suporte técnico adaptados ao território argentino. As companhias ainda afirmaram que a parceria gerará emprego local em múltiplos setores, desde a fabricação até a instalação.
A Tonka Solar é uma empresa argentina atuante no desenvolvimento e na implementação de projetos de energia fotovoltaica, com foco na expansão da geração renovável. Já a Arctech é uma companhia chinesa, reconhecida pelo fornecimento de trackers solares e soluções inteligentes para usinas fotovoltaicas em larga escala.
Em janeiro de 2026, a capacidade instalada é de aproximadamente 2 GW, o que representa quase 5% do total do país, segundo dados da Cammesa (Compañía Administradora del Mercado Mayorista Eléctrico S.A.) – empresa equivalente ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) do Brasil.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.