GC Solar 22,51 GW GD Solar 49,74 GW
Latam

Petro propõe parceria energética sustentável em diálogo com Trump

Presidente colombiano aponta potencial renovável sul-americano como alternativa estratégica na transição climática global

Petro propõe parceria energética sustentável em diálogo com Trump

Foto: EFE/Mauricio Dueñas Castañeda

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, comentou em publicação no X (anteriormente Twitter) os principais pontos da conversa telefônica que manteve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo Petro, o diálogo evidenciou diferenças de visão sobre a relação dos EUA com a América Latina, especialmente diante do interesse americano no petróleo venezuelano e do papel estratégico do continente no cenário energético internacional.

Na avaliação do presidente colombiano, a América do Sul reúne condições naturais favoráveis para ampliar a geração de energia limpa, com destaque para a fonte solar, que concentra parte relevante do potencial estimado. De acordo com um estudo da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) o Brasil tem um potencial técnico de cerca de 700 GW de energia eólica no mar, em águas rasas com ventos favoráveis ao longo da costa.

Petro destacou ainda a relevância da matriz hídrica na Colômbia, que representa a maior parte da geração elétrica do país, com cerca de 13-14 GW de capacidade instalada de hidrelétricas, conforme dados do setor energético colombiano.

Além do potencial crescente para hidrogênio verde, apoiado pela disponibilidade de eletricidade renovável de baixo custo. “Um uso da América Latina apenas para petróleo levaria à destruição do direito internacional”, afirmou.

Segundo o presidente, o potencial total de geração renovável do continente chega a 1.400 GW, volume superior à demanda anual dos Estados Unidos, estimada em cerca de 840 GW, para substituir petróleo e carvão. “A América Latina pode fazer com que 100% da matriz energética dos EUA seja limpa”, disse.

Ainda de acordo com Petro, seriam necessários aproximadamente US$500 bilhões em investimentos para expandir projetos de geração solar, eólica e hídrica, além de infraestrutura de transmissão e integração energética regional.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Raphael Guerra
Sobre o autor
Raphael Guerra

Jornalista formado na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21 e ENM. Possui experiência em podcast, televisão, rádio e assessoria de imprensa.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.