18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Atria Eenergy cria divisão voltada para soluções híbridas no agronegócio

Empresa lança a Atria Agro, dedicada a projetos de irrigação que utilizam energia solar e baterias

Autor: 1 de agosto de 2022Brasil
Atria Eenergy cria divisão voltada para soluções híbridas no agronegócio

A Atria Agro é criada para beneficiar produtores que apostam em energia renovável. Foto: Atria Eenergy/Reprodução

Agricultores de todo Brasil se deparam com um inimigo comum quando pretendem irrigar grandes áreas de plantio: a disponibilidade de energia elétrica. O alto custo para projetar, adquirir e instalar toda infraestrutura de transmissão são alguns dos desafios, por exemplo.

Com a geração fotovoltaica há um alívio para os produtores rurais, mas a solução ainda esbarrava em situações limitantes devido à dificuldade de armazenagem e da alimentação contínua em períodos com baixa ou nenhuma incidência de luz solar.

Pensando nessas dificuldades, a Atria Eenergy dedicou-se à pesquisa e desenvolvimento para criar a Atria Agro, subsidiária operacional para projetos de sistemas fotovoltaicos especialmente dirigidos para o agronegócio.

De acordo com a empresa, a solução foi pensada para oferecer cobertura completa, garantindo o pleno funcionamento do sistema com ação sobre três pilares fundamentais:

  • Geração: a energia necessária para alimentar bombas e pivôs de irrigação é gerada por meio de módulos e inversores, dimensionados para atender uma demanda planejada;
  • Distribuição: a eletricidade chega aos equipamentos de forma estável, sem as variações que poderiam danificar componentes e circuitos, comprometendo sua confiabilidade;
  • Armazenamento: o excedente gerado é armazenado em baterias, que continuarão abastecendo o sistema mesmo durante a noite, ou quando a geração pelos painéis for inferior à energia necessária para operação. Ela também pode ser direcionada para o abastecimento de postes de iluminação e câmeras de monitoramento, impactando positivamente na segurança da propriedade.

“A iniciativa, que dispensa a dependência do diesel, ganhou ainda mais força e grandiosidade com a parceria da Bauer, multinacional europeia com mais de 90 anos de experiência e hoje é parte fundamental do agronegócio brasileiro com seus modernos sistemas de irrigação”, destacou a Atria Eenergy em nota.

Referente ao armazenamento, a solução ficou a cargo da You.on Energy. “Tal parceria firmada agregou ainda mais consistência ao sistema, resultando na melhor solução técnica no mercado para o agronegócio nacional”, ressaltaram.

Uma amostra do sistema e seu conjunto operacional completo foi instalado na sede da Bauer, em São João da Boa Vista (SP). O showroom demonstra o funcionamento das soluções integradas de geração, acionamento e armazenamento da energia solar.

Lá, também é possível ver um pivô de irrigação e postes de iluminação em pleno funcionamento, 100% independentes da rede elétrica convencional.

“A Atria Eenergy sempre acreditou que a melhor solução para o Brasil deveria ser a utilização de energias renováveis, em especial a energia do sol, abundante em nosso país. Sabíamos da nossa capacidade de ofertar um produto capaz de agregar valor ao agronegócio, buscamos os melhores parceiros estratégicos, e assim nasceu a divisão Atria Agro”, afirmou Luis Banzato, CEO da Atria EEnergy.

“A Bauer, com sua força de crescimento e sua excelência em produtos de irrigação, e a You.on, uma referência em armazenamento de energia, formaram a parceria ideia para mostrar ao agronegócio que a utilização da energia limpa, renovável e abundante, pode movimentar seus equipamentos e gerar mais valor ao negócio“, enfatizou.

“Este é um momento muito especial para nós da Bauer em que o acordo com a Atria Eenergy irá trazer viabilidade de novos projetos a partir de uma geração 100% limpa e renovável”, disse Rodrigo Parada, co-CEO da Bauer.

Além disso, frisou que poderão ampliar a oferta ao mercado, favorecendo clientes e parceiros de forma ainda mais eficiente e limpa. “Não há dúvidas de que a solar estará presente em todos os setores da economia, principalmente no Brasil”.

Para Giorgio de St. Seigne, CEO da You.on Energia, a parceria com a Atria Eenergy amplia as oportunidades de incremento tecnológico no mercado crescente e vigoroso do agronegócio.

“Por ser uma tecnologia extremamente versátil, a combinação das baterias com a geração fotovoltaica atende a uma série de atividades e demandas da produção rural, além da principal aplicação na esfera da irrigação, que cria a possibilidade de áreas remotas serem mais produtivas”, explicou.

“Outras atividades, tais como refrigeração de produtos, regulação de temperatura para avicultura, sistemas de telecomunicação, monitoramento da propriedade rural, entre muitas outras aplicações terão custos menores devido à maior eficiência energética. Na prática, o uso da solar no campo com o sistema You.on se reverte em alimento mais barato na mesa dos brasileiros”, concluiu o executivo.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.