Reconhecida como o país mais bem equipado em painéis solares, a Austrália enfrenta um problema de superprodução no horário de pico, por volta do meio-dia, quando suas instalações geram mais energia do que o consumido.
Para “aliviar” essa superprodução, o governo optou por uma medida que deve beneficiar todos os habitantes do país, independentemente de possuírem ou não instalações fotovoltaicas em casa.
A iniciativa, chamada Solar Sharer Scheme, determina que três horas de eletricidade solar sejam distribuídas gratuitamente todos os dias, durante o pico de produção.
Aqueles que desejarem participar do programa precisam apenas assinar o esquema e ter um medidor de energia conectado. De acordo com o ministro da Energia, Chris Bowen, a medida não deve ser vista como uma solução mágica, mas representa uma boa iniciativa.
“Pessoas que conseguirem deslocar o uso de eletricidade para o período de energia sem custo se beneficiarão diretamente, tenham ou não painéis solares, e independentemente de serem proprietários ou inquilinos. Quanto mais pessoas aderirem à oferta e ajustarem seu consumo, maiores serão os benefícios para o sistema, o que reduz os custos para todos os usuários de eletricidade”, disse Bowen.
A implementação do programa começará pelos estados de Nova Gales do Sul, Austrália do Sul e pelo sudeste de Queensland, e posteriormente será expandida para todo o país.
Metas climáticas
O ministro da Energia havia estabelecido, em 2022, a meta de alcançar 82% de eletricidade renovável até 2030. Em paralelo, o país pretende reduzir em até 43% suas emissões de gases de efeito estufa em relação aos níveis de 2005.
Nos últimos anos, a Austrália investiu bilhões de dólares em energia solar e eólica, com o objetivo de diminuir a dependência de fontes fósseis, como o carvão, do qual é um dos maiores produtores e exportadores do mundo.
Altos custos de energia
Segundo matéria publicada pela MSN, os preços da eletricidade aumentaram nos últimos anos, e a previsão é de elevação de cerca de 10% em 2026.
Aprofunde seu conhecimento:
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.