27 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Bandeira verde: outubro não terá cobrança extra na conta de luz

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do SIN

Autor: 2 de outubro de 2023abril 2nd, 2024Setor Elétrico
1 minutos de leitura
Bandeira verde: outubro não terá cobrança extra na conta de luz

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (29). Foto: CPFL Energia/Divulgação

O mês de outubro terá bandeira tarifária verde, sem custos extras nas contas de energia elétrica. Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as condições favoráveis de geração hidrelétrica têm mantido a sinalização verde desde abril de 2022.

A decisão foi divulgada pela Agência na sexta-feira (29).

Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência, avaliou que o cenário é beneficiado pelos custos menores de geração. “A energia gerada está mais barata. Tem chovido mais nos reservatórios, e aí podemos contar com as hidrelétricas, que possuem um custo de geração mais baixo do que outras fontes. Isso sem falar do avanço das usinas eólicas e solares, sobretudo no Nordeste do país”, disse.

A ANEEL atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui apurados, há expectativa de acionamento da bandeira verde até o final do ano.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do SIN (Sistema Interligado Nacional), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.